A Canon apresentou esta semana o mais recente membro da sua linha de câmaras de filmar HD Legria. O novo modelo traz maior espaço de armazenamento, introduzindo o suporte para cartões SDXC - com capacidades até 2 terabytes (TB) - e uma memória flash interna de 64 GB.
A nova Legria HF M232 surge, por isso, dedicada aos utilizadores que necessitam de "uma qualidade de imagem excepcional" ou "filmar durante mais tempo", nas palavras da fabricante. A memória interna é suficiente para cerca de 24 horas de imagens e a autonomia da bateria varia entre uma 1h40 e 5h10.
Trata-se de um modelo compacto, que não pesa mais de 320 gramas. Conta com cinco formatos para captação de vídeo (MXP, FXP, XP+, SP e LP) consoante a qualidade pretendida e permite guardar imagens a 2304 x 1296, 2100 x 1575, 1600 x 1200, 848 x 480 ou 640 x 480.
A câmara integra um sensor CMOS Full HD de 3.3 megapixéis, uma objectiva de vídeo HD da Canon e processador DIGIC DV III. O zoom óptico é de 15x e o digital permite ir até aos 300x - embora isso possa trazer associada alguma perda de qualidade das imagens.
[caption][/caption]
Tecnologia de Detecção de Rosto Avançada - que identifica até 35 rostos num enquadramento e permite seleccionar manualmente um rosto para captar alguém em movimento - e focagem automática são duas das funcionalidades incluídas para melhorar o desempenho da câmara na alta-definição.
Ao nível da estabilização de imagem é ainda possível contar com dois modos, um para minimizar os efeitos das trepidações da máquina quando se filma em movimento e outro para ajudar à focagem de sujeitos distantes.
[caption][/caption]
A utilização do equipamento é facilitada pelo ecrã táctil de 2,8 polegadas (6,8 centímetros), com menus "intuitivos" (nas palavras da empresa), com ícones em 3D e acesso simplificado a funcionalidades como a focagem, ajustes de zoom, abertura ou exposição.
Nesta selecção é ainda possível contar com a ajuda da Tecnologia de Detecção de Cenário, que regula a câmara para responder automaticamente a 31 condições de disparo.
No que respeita a software, o destaque vai também para o Video Snapshot, que permite colocar a gravar rapidamente pequenos clips de vídeo com a duração de dois, quatro ou oito segundos - ou seleccioná-los a partir de outros vídeos de maior duração.
Estes podem depois ser agrupados em listas de reprodução, associados a bandas sonoras (guardadas na memória da câmara ou em leitores de MP3) e carregados para a Web, por exemplo.
Para partilha de conteúdos online foi incluída uma ferramenta de conversão de HP para SD que vem acompanhada do software Upload Fácil, para enviar os ficheiros directamente para o YouTube.
A chegada do equipamento ao mercado português está prevista para Setembro, não sendo ainda conhecido o preço de venda ao público.
[caption][/caption]
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot Clone leva humanização a novos níveis de realismo com braços e músculos artificiais -
App do dia
Pegada é uma espécie de Tinder versão “quatro patas” para juntar cachorros em matches perfeitos -
Site do dia
Noteey é um recurso online para explorar pensamentos e ideias de forma visual -
How to TEK
Converse diretamente com o Gemini a partir da pesquisa do Chrome e utilize o Google Lens no browser
Comentários