A Toyota mostrou hoje, durante uma antecipação das novidades a apresentar no Tóquio Motor Show, o seu conceito de carro do futuro. O protótipo evoca um smartphone gigante, como fez questão de sublinhar o presidente da companhia.

"Um smartphone sobre quatro rodas", foi a expressão usada por Akio Toyoda para descrever o futurista Toyota Fun-Vii, a novidade a merecer o maior destaque da companhia durante a apresentação desta manhã.

O carro funciona como um computador pessoal e permite, por exemplo, que o condutor entre em contacto com o seu concessionário ou com outros utilizadores através de um toque no ecrã tátil integrado na porta do veículo, descreve a Associated Press.

[caption]Toyota Fun-Vii. Imagem AP[/caption]

O aspeto do veículo poderá ser alterado "com a mesma facilidade com que se faz o download de uma aplicação", permitindo ao utilizador ver o exterior do carro apresentar desde mensagens personalizadas a gráficos ou imagens, acrescenta o site especializado Auto Blog.

[caption]Toyota Fun-Vii. Imagem Auto Blog[/caption]

A mesma lógica se aplica aos interiores, adaptáveis ao estado de humor do condutor. Este poderá escolher de um leque de temas e contar com tecnologia de realidade aumentada para substituir os tradicionais sistemas de navegação.

[caption]Toyota Fun-Vii. Imagem AP[/caption]

[caption]Toyota Fun-Vii. Imagem Auto Blog[/caption]

"Um carro deve apelar às nossas emoções", defendeu o responsável, citado pela AP, sem avançar um horizonte temporal para a concretização comercial do modelo, mencionando apenas, a título de referência, que deverá começar a ser produzido em "20XX".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico