No âmbito do Dia Europeu para a Internet Segura, a Comissão Europeia anunciou diversas medidas que visam melhorar a protecção dos mais novos online. Para além da aliança criada com diversas empresas que marcam presença na Internet, através de várias plataformas sociais, o executivo anunciou ainda a criação de uma campanha pan-europeia contra o cyberbullying.

A iniciativa consiste na difusão de um videoclip de 30 segundos, criado especificamente para esta campanha, que será transmitido nas cadeias de televisão de toda a Europa, públicas e privadas. O arranque da difusão está marcado para hoje e decorrerá ao longo de todo o ano. Paralelamente, o mesmo vídeo, que tem como mensagem principal "Block bullying online! Keep it fun, keep control", será transmitido no Festival de Cinema de Berlim até ao dia 15 deste mês.

A versão mais longa do vídeo - que pode ser visto neste artigo -, onde a personagem principal é uma jovem vítima de cyberbullying que luta contra a pressão, será colocada em redes sociais e sites frequentemente utilizados pelos mais jovens, como é o caso do YouTube, MySpace, Dailymotion e Habbo Hotel.

Segundo a CE, mais de metade dos jovens polacos e 34 por cento dos adolescentes britânicos e alemães já foram vítimas de pressão psicológica através de sites ou de mensagens de telemóvel. É com base em dados como estes que Bruxelas pega agora numa nova estratégia de combate contra as agressões silenciosas causadas pelo cyberbullying.

Actualmente, mais de 55 por cento da população europeia com acesso à Internet visita sites de cariz social, o que perfaz um total de 41,7 milhões de utilizadores. Dentro de quatro anos estima-se que o número ascenda aos 107,4 milhões.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.