"Como poderá ser a Internet daqui a dez anos?" A pergunta é recorrente, mas esta em particular foi feita durante a conferência "Neutralidade da Internet: Problemática, estado da arte em Portugal", a Frédéric Donck, director do European Regional Bureau da Internet Society, presente como keynote speaker.
A resposta começou, como habitualmente para este género de pedidos, com um "é sempre difícil prever o futuro" e continuou com um quase "prognósticos só no fim do jogo", mas o responsável acabou por dizer que, independentemente das opções, há situações a que iremos muito provavelmente assistir.
Na opinião de Frédéric Donck há três aspetos que vão moldar a Internet nos próximos tempos: a rede vai envolver cada vez mais mobilidade, ter cada vez mais dispositivos ligados e provavelmente vai deixar de "falar" maioritariamente inglês.
Para espreitar o possível futuro da Internet, o responsável aconselha uma visita ao canal de vídeos da Internet Society no YouTube, onde a organização sugere quatro cenários possíveis. "Mas é como todas as previsões: pode ser só um deles, pode ser só parte de um deles, pode ser um mix dos vários cenários. Ou pode mesmo não ser nenhum ".
Ficam os vídeos.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários