No ano em que assinala o seu 20º. aniversário, aRepublic of Gamers (ROG) da Asus levou a Las Vegas uma nova geração da família de computadores portáteis Zephyrus, que recorrem a um chassis ainda mais portátil e elegante, novas funcionalidades inteligentes potenciadas pela inteligência artificial (IA), sistemas de arrefecimento mais eficiente e processadores mais evoluídos. Começando pelos modelos mais vendidos, os ROG Zephyrus G14 e Zephyrus G16 estreiam os novos processadores Intel Core Ultra Série 3.

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Os novos CPU da Intel incluem uma unidade de processamento neural (NPU) integrada ainda mais potente, capaz de atingir os 50 TOPS, sendo possível optar por uma versão AMD Ryzen AI para o G14. Ambos vêm equipados com uma placa gráfica dedicada, que pode ser até uma Nvidia GeForce RTX 5080 no caso do G14, e uma GeForce RTX 5090 no caso do G16. Estas utilizam um TGP que foi elevado em 23%, ou seja, de 120 para 130W no caso do G14 (RTX 5080), e de 130 para 160W no caso do G16 (RTX 5090), o que terá impacto significativo nos jogos.

Clique nas imagens para ver em detalhe

Destaque ainda para os novos ecrãs Nebula HDR, que oferecem 100% da cobertura do espectro DCI-P3, uma precisão de cor Delta E <1 e 1.100 nits de brilho máximo durante a reprodução de conteúdo em HDR.

A tecnologia também foi aplicada no novo Zephyrus Duo 16, o primeiro portátil de gaming com duplo ecrã OLED de 16 polegadas. Estes trabalham com uma resolução 3K, 120 Hz de taxa de atualização e 0,2 ms de tempo de resposta, sendo alimentados por um CPU Intel e uma GPU Nvidia até à GeForce RTX 5090.

Para quem prefere apostar no gaming a sério, com um PC de secretária, a Asus revelou o ROG G1000, que incluí uma caixa criada de raiz para extrair o máximo de desempenho do hardware utilizado, afirma a marca. Permite a colocação de um radiador de 420 mm no topo para o sistema de arrefecimento líquido do CPU, mas o grande destaque visual desta caixa é mesmo a aplicação de ventoinhas holográficas que permitem criar grafismos personalizáveis no painel frontal e lateral da mesma.

Clique nas imagens para ver em detalhe

Em termos de hardware, conta com CPU AMD Ryzen 9 9950X3D, 64 GB de memória DDR5, 4 TB de armazenamento SSD PCIe 4.0, e uma escolha em termos de placa gráfica, uma Nvidia GeForce RTX 5090, ou uma AMD Radeon RX 9070 XT. Tudo isto está instalado sobre uma motherboard AMD Prime X870-P WIFI, e é alimentado por uma fonte modular ROG G1000 de 1000W e certificação 80 Plus Gold.

Entre as novidades inclui-se uma parceria entre a ROG e a Kojima Productions com o ROG Flow Z13-KJP, um modelo 2 em 1 flexível, que, graças ao teclado destacável e ao chassis fino, pode ser transformado num tablet para criadores, num portátil ultraportátil, ou uma estação de trabalho ou uma consola de jogos. O equipamento, visualmente inspirado na mascote icónica Ludens, foi desenhado por Yoji Shinkawa, conta com uma embalagem exclusiva, temas e papeis de parede personalizados.

Clique nas imagens para ver em detalhe

Nas características técnicas, conta com um ecrã táctil Nebula HDR de 13,4 polegadas de resolução 2,5K, taxa de atualização de 180 Hz e capacidade de reprodução de 100% do espectro de cores DCI-P3. Internamente é gerido por um processador AMD Ryzen AI Max+ 395, com placa gráfica integrada Radeon 8060S, e uma NPU com 50 TOPS de capacidade de processamento.

Como não poderia deixar de ser, os periféricos estão todos devidamente personalizados, como os auscultadores ROG Delta II-KJP, o rato ROG Keris II Origin-KJP de 63 gramas e sensor óptico ROG AimPoint Pro de 42.000 dpi, e o tapete ROG Scabbard II XXL-KJP, com um motivo Ludens desenhado à mão.

Componentes e periféricos

A marca revelou também  novos componentes e periféricos, como as duas novas motherboards da família ROG Crosshair equipadas com chipset AMD X870E topo de gama, a nova Dark Hero, que tem como elementos de destaque dois encaixes M.2 PCIe 5.0, três M.2 PCIe 4.0, circuito de alimentação de 20+2+2 fases, e compatibilidade com memórias DDR5 até 256 GB e 9600 MHz.

a Glacial destaca-se pelo acabamento totalmente em branco, um circuito de alimentação ainda mais poderoso (24+2+2 fases) e um ecrã de cinco polegadas, que facilita a monitorização do sistema.

Foram igualmente lançados modelos da série ROG Strix Neo de alto desempenho, como a ROG Strix X870E-E Gaming WiFi7 Neo para máximo desempenho, a ROG Strix X870E-A Gaming WiFi7 Neo para um desempenho robusto com um design mais elegante, e para sistemas menos exigentes, as ROG Strix B850-F Gaming WiFi7 Neo e a ROG Strix B850-A Gaming WiFi7 Neo, ambas soluções mais equilibradas em termos de características e preços.

Clique nas imagens para ver em detalhe

No mundo dos sistemas de arrefecimento líquido AIO (All-in-One), a ROG estreia a série ROG Strix SLC/LC IV, que garante um desempenho de elevada qualidade graças à nova poderosa bomba de alto fluxo e baixa impedância, radiador com ventoinhas pré-instaladas de 120 mm ARGB, novo sistema de cablagem com conector AIO Q-Connector, que simplifica a instalação e um ecrã de 5.08 polegadas IPS personalizável.

Para quem deseja o melhor, a Asus tem o ROG Ryuo IV 360 ARGB, que além de usar a bomba Asetek Emma Gen 8 V2, para um máximo desempenho, este destaca-se por estar disponível com acabamento totalmente em branco ou preto, e por usar um ecrã AMOLED curvo e móvel de 6.67 polegadas, para uma personalização única no interior da caixa do seu computador.

Relativamente a auscultadores, os ROG Kithara destacam-se por serem modelos dignos de audiófilos, mas optimizados para o gaming. Desenvolvidos pela HIFIMAN, utilizam altifalantes magnéticos de 100 mm, que permitem uma reprodução ampla de frequências entre os 8 Hz e os 55 kHz, garantindo uma reprodução fiel, detalhada e com distorção mínima. Para quem prefere auriculares, os ROG Cetra Open Wireless de formato de ouvido aberto prometem fazer a diferença. Usando uma conectividade dupla, tanto Bluetooth como ROG SpeedNova de 2,4 GHz com latência ultrabaixa, estes vêm equipados com altifalante de 14,2 mm, um gancho ergonómico e macio e resistência salpicos IPx5, tornando-os perfeitos não só para gaming como para o uso no dia-a-dia.

A nível de teclados temos o ROG Falchion Ace 75 HE, de layout de 75% com interruptores magnéticos ROG HFX V2/V2X que podem ser removidos, e que conta com um ponto de atuação ajustável de 0,1 a 3,5 mm com afinação de 0,01 mm. Na gama das caixas encontramos a ROG Cronox, de formato invulgar que graças ao design arrojado com o seu painel de vidro temperado curvo, cria um efeito de vitrine para os componentes no interior da mesma.

Monitores e óculos de realidade aumentada para gamers

No campo da imagem, as novidades estão quase todas associadas aos monitores RGB OLED de última geração, como o ROG Swift OLED PG34WCDN com ecrã curvo (1800R) de 34 polegadas e tecnologia QD-OLED, com taxa de atualização de 360 Hz e tempo de resposta de apenas 0,03 ms.

Com o ROG Swift OLED PG27UCWM é utilizado um painel OLED mas sem o subpixel branco, o que garante um volume de cor até 27% superior, algo particularmente notável em níveis altos de luminosidade. Este tem 26.5 polegadas de dimensão, resolução 4K e dupla taxa de atualização, 240 Hz em resolução 4K ou 480 Hz em resolução FDH 1080p.

Clique nas imagens para ver em detalhe

Por fim temos os ROG XREAL R1, uns óculos de realidade aumentada (RA) criados em parceria com a XREAL, que se destacam por incorporarem ecrãs micro-OLED de resolução FullHD 1080p, 240 Hz de taxa de atualização e 2 ms de latência. Estes óculos podem ser usados em múltiplos dispositivos, como PC, consolas e a ROG Ally, e permitem reproduzir a experiência de um imersivo ecrã virtual de 171 polegadas a quatro metros, com um campo de visão de 57º.

Toda a renderização da imagem é efetuada pelos próprios óculos, e as lentes eletrocrômicas permitem ajustar automaticamente a transparência das lentes a diferentes condições de iluminação. O som optimizado pela Bose cria um palco sonoro mais envolvente. Segundo responsáveis da Asus Portugal, estes óculos chegarão a Portugal ainda durante o primeiro trimestre do ano, mas não existe ainda uma estimativa de preço para os mesmos.

Este ano o TEK Notícias volta a estar em Las Vegas para acompanhar os principais anúncios, e pode seguir tudo com o nosso Especial CES 2026.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.