Para comunicar a ideia de um sistema operativo construído especialmente para a Web, ultrapassando os jargões técnicos e a linguagem complexa que muitos utilizadores não iriam perceber, a Google voltou a recorrer a uma série de vídeos animados. Uma linguagem clara e desenhos mais ou menos básicos num formato curto fazem o "truque".

A ideia do sistema operativo baseado na web já tinha sido apresentada no ano passado, mas ontem a Google mostrou os primeiros dispositivos a chegar ao mercado, que primam pela rapidez e versatilidade, como o TeK deu conta quando ainda decorria a conferência de imprensa.

No vídeo abaixo pode ver uma apresentação geral das funcionalidades do Chromebook.

Com ar mais sério, e uma pessoa a sério, a visita guiada ao Chromebook oferece mais detalhes.

A Google posiciona claramente o Chromebook para o mercado empresarial e para a educação, onde garante produtividade e, especialmente, preços baixos. Como o TeK já escreveu ontem, o modelo de subscrição prevista para estes dois mercados inclui hardware, upgrades e serviços de apoio. Para empresas custará 28 dólares mensais, para escolas 20 dólares.

E como funciona a sincronização com as diferentes componentes de web applications? Também há um vídeo específico sobre como é gerida a utilização em diferentes computadores, com login automático em todos os serviços Google.

Para quem tiver dúvidas específicas sobre segurança e privacidade num sistema totalmente online, a Google explica que é mais seguro do que qualquer computador, e a utilização de uma Sandbox para afastar o malware. E backup integrado...

A conectividade é um elemento central da estratégia do Chromebook. A Google realça que os sistemas operativos foram criados ainda antes da Web existir e que o seu novo sistema foi criado para pessoas que "vivem na web" e para quem a ligação permanente é fundamental.

Do email à partilha de vídeos, imagens ou documentos, o próximo vídeo explica como se pode fazer tudo (!) online, sem necessidade de aplicações residentes no computador.

Para uma visão ainda mais divertida veja a nova modalidade inventada para o Chrome mas que pode ter continuidade no Chromebook: o Chromercise, para quem gosta de exercitar os dedos...

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.