"O dia de amanhã ninguém o viu", ensina a sabedoria popular. Ainda assim, as empresas são todos os dias convidadas (forçadas?) a adivinhar o futuro, a fazer estimativas e projecções e a perceber quais são as tendências e onde vale a pena apostar. Principalmente as tecnológicas.

É nesta qualidade que a IBM volta a apresentar este ano a sua "Next Five in Five", uma previsão das cinco inovações tecnológicas que espera ver surgir no mercado nos próximos cinco anos. Daqui até 2015, o que é que podemos esperar?

A primeira referência da tecnológica vai para as baterias, antecipando o surgimento de melhores propostas neste campo. Os hologramas 3D são outra das realidades para que devemos preparar-nos, segundo a lista apresentada. Irão invadir os telefones, televisões e todo o tipo de ecrãs, fazendo do 3D uma tecnologia desejada pelos consumidores - e dispensando os óculos habitualmente exigidos.

No menu há também referências a matérias em que o papel da própria empresa é referido, como é o caso da utilização da energia produzida pelos grandes servidores para alimentar sistemas de aquecimento e refrigeração dos edifícios.

Na lista de inovações até 2015 surge ainda a "personalização dos GPS", com a empresa a antecipar melhorias ao nível das funcionalidades que tiram partido da localização dos vários utilizadores e disponibilização em tempo real de informações sobre o trânsito, itinerários alternativos ou quantos lugares de estacionamento livres há nas imediações.

As tendências são apresentadas num vídeo, onde o primeiro tema referido aborda a aproximação entre os cidadãos e os cientistas. Segundo a IBM, os novos equipamentos tecnológicos, e a possibilidade de integração de sensores em computadores, smartphones e automóveis, bem como o contacto através das redes sociais, irá permitir, por exemplo, que as pessoas se ofereçam para doar informação para estudos a realizar.