A Cisco fez esta semana a apresentação do seu tablet especialmente vocacionado para o mercado empresarial, que fornece integração com soluções de colaboração e comunicação da fabricante.

O Cius, de que o TeK já tinha falado quando foram revelados os primeiros detalhes sobre o dispositivo, é agora apresentado com direito a fotografias e informações mais precisas sobre a sua disponibilização.

"Será testado no mercado no terceiro trimestre de 2010, com previsão de lançamento no primeiro trimestre de 2011", esclarece a fabricante no comunicado à imprensa.

De entre as características do equipamento, destaca-se a integração com os recursos de comunicação e colaboração da Cisco, permitindo, entre outras coisas, o acesso a ferramentas para contacto através de vídeo com alta definição.

[caption]Cius[/caption]

Trata-se de um "aparelho ultra-portátil", que pesa 0,52 quilogramas e tira partido da virtualização do desktop para garantir o acesso às soluções, explica a empresa.

"Além de oferecer interoperabilidade em videoconferência, o Cisco Cius permite ainda o streaming de imagens de vídeo e vídeo em tempo real, conferências com vários intervenientes, acesso a e-mails e a programas de mensagens, navegação na internet, e a possibilidade de produção, edição e partilha de conteúdos armazenados local ou centralmente na nuvem", detalha a nota à imprensa.

[caption]Cius[/caption]

Com sistema operativo de código aberto Android, o dispositivo conta com um ecrã táctil VGA de 17,8 centímetros e duas câmaras: uma frontal, de alta definição (720p), que vai suportar o vídeo HD em tempo real, e outra de cinco megapixéis, na parte traseira, que transmite streaming de vídeo com qualidade VGA.

O processador é um Intel Atom a 1.6 GHz e o tablet suporta conectividade Wi-Fi, em em 802.11 a/b/g/n, 3G e Bluetooth. Numa fase posterior serão também disponibilizados serviços baseados no 4G, acrescentou a empresa.

[caption]Cius[/caption]

Não foram adiantados detalhes quanto aos valores de comercialização do equipamento.