(Atualizada) A Portugal Telecom disponibilizou ontem, como tinha sido prometido, o seu novo serviço de Cloud, que oferece 16 GB de armazenamento a todos os utilizadores (sem asteriscos), permitindo guardar na nuvem diversos tipos de ficheiros e partilhá-los com grupos de amigos, família ou colegas de trabalho.

As primeiras impressões já tinham sido tomadas quando a PT decidiu abrir os testes aos programadores presentes no Codebits, que beneficiaram de um "bónus" de mais 34 GB para um arquivo total de 50 GB, mas que foram também desafiados a desenvolver aplicações e serviços para a CloudPT.

Quem não esteve no Codebits e já se tinha inscrito no site começou a receber os primeiros convites para o serviço ainda ontem, mas agora que já está online o processo de envio dos links que permitem entrar na CloudPT está mais demorado, sendo "exigido" um convite a quem se registe de novo.

[caption]Nome imagem[/caption]

E por isso será necessário esperar, arranjar um amigo bem intencionado que ofereça convites, ou seguir a leitura deste artigo até ao fim...

E vai ver que vale a pena. O volume de armazenamento oferecido é bastante generoso, considerando que no Skydrive da Microsoft o "comum dos mortais" começa com 7 GB - mas ganha créditos se usar outros serviços, no Dropbox começa nos 2GB, mas pode crescer até 18 GB para quem acrescentar referências, e que a Vodafone acabou de aumentar o espaço disponível para os seus clientes na Vodafone cloud para 20 GB.

Mesmo que não esteja a considerar mudar já para este espaço todo o arsenal de arquivos que tem no computador ou no telemóvel, é bom "marcar" o seu espaço...

Test drive

[caption]Nome imagem[/caption]Depois de registado, a entrada no CloudPT é simples e faz-se através do LoginPT. Não é necessário ter uma conta SAPO, embora seja mais fácil.

O interface do serviço é simples e agradável, com a apresentação imediata da área de ficheiros, partilhas, configurações e eventos, e uma barra de estado que simplifica a perceção do espaço já ocupado.

Na área de trabalho tem ainda um link bastante fácil de identificar para fazer o upload de ficheiros, criar uma pasta, organizar a visualização (útil quando o número de ficheiros se começa a multiplicar) e uma caixa de pesquisa.

[caption]Nome imagem[/caption]

Mas a verdade é que o serviço precisa também de formas mais simplificadas de interação com o computador e dispositivos móveis, que tornem ainda mais simples o carregamento de ficheiros do que o interface web, e ai a PT ainda tem algum trabalho a fazer.

Para já estão disponíveis as apps para Android no Google Play e iOS, na App Store, mas quem quer usar no computador fica para já limitado a sistemas Mac com sistema operativo Snow Leopard ou mais recente. As outras estarão disponíveis amanhã, no caso do Windows e Linux 32, ou "brevemente" no caso do Linux 64...

[caption]Nome imagem[/caption]

Com o Add on para Firefox já é possível realizar algumas operações de forma mais fácil, como "arrastar" os ficheiros para o espaço de trabalho no browser, fazendo desta forma o upload, mas o aviso é claro: esta extensão não foi revista pela Mozilla.

[caption]Nome imagem[/caption]

No plano de desenvolvimento está também prevista uma versão para smartphones Windows, sem data de disponibilização, mas os Blackberry ficam de fora.

Depois do ficheiro estar bem seguro na nuvem é possível fazer uma pré-visualização do conteúdo - que não está disponível para todos os tipos de ficheiros -, mudar o nome, apagá-lo, fazer o download para o computador ou partilhá-lo, através de um link público enviado por email ou publicado das redes sociais. Nas pastas a partilha pode ser feita por convites para vários utilizadores, enviando um email.

[caption]Nome imagem[/caption]

As imagens podem ser vistas em formato slideshow, o que é útil se decidir arquivar aqui as fotografias do último fim de semana.

No caso de documentos a CloudPT tem uma função simpática: o versioning, que reconhece que um documento foi editado, guardando as versões anteriores até um máximo de 7, o que se torna mais útil em pastas partilhadas, em grupo.

Na área de configurações qualquer utilizador pode verificar o espaço que já ocupou, ver quantos convites tem disponíveis para enviar e verificar a sua ID da CloudPT, ou apagar a conta. Pode ainda gerir os dispositivos ativos, para desativar dispositivos móveis que tenham sido associados à conta.

Os eventos são uma espécie de "diário de bordo" de todas as ações realizadas, sendo possível seguir as configurações, modificações e convites enviados, mas também verificar se há utilizações anómalas da conta...

O primeiro test drive foi cumprido com sucesso e este é certamente uma alternativa fiável e segura a outros serviços de armazenamento na cloud onde o espaço gratuito já tinha de ser gerido com parcimónia...

E agora a promessa: se leu o artigo até ao fim tem direito a habilitar-se a um convite. Ainda estamos a "negociar" com a PT convites para os nossos leitores, mas os cinco primeiros a enviar uma mensagem para o endereço geral@tek.sapo.pt ficam na linha da frente!


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação:

O prometido é devido... Os convites seguem em breve!

Como prometido, conseguimos os desejados convites para que também alguns dos nossos leitores possam já experimentar o novo serviço da PT.

E a PT foi tão generosa que ofereceu quatro vezes mais convites do que tínhamos solicitado, num total de 20. Mesmo assim não são nem de perto nem de longe suficientes para satisfazer todos os pedidos ....

Já enviámos um email aos 20 felizardos a dar conta de que conquistaram o direito à nuvem" e vamos disponibilizar os endereços de email à PT, que deverá enviar os convites em breve.

Bons testes!

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.