A Intellivision Entertainment está a construir uma nova consola de videojogos, a Amico, e pretende ser uma lufada de ar fresco nas inúmeras propostas retro que têm chegado ao mercado, como a SNES, PS Classic e outras máquinas concebidas para correr ROMs de títulos da era dourada.

Prevista para outubro de 2020, a consola foi desenhada para trazer a diversão social de volta à sala de estar, numa homenagem aos tempos em que a internet não existia. E a equipa envolvida na empresa tem nomes sonantes na indústria, especialmente para os jogadores “old school”. O CEO da Intellivision é Tommy Tallarico, conhecido atualmente pela organização do Video Games Live, mas como músico trabalhou em empresas como a Shiny Entertainment, tendo produzido inúmeras bandas-sonoras para grandes clássicos, como MDK e Earthworm Jim.

tek earthwormjim

E é exatamente o terceiro capítulo do famoso jogo da minhoca tresloucada que serve de cartão de visita à consola. Há mais de 20 anos que os fãs esperam o seu regresso e a reunião da equipa, que inclui David Perry, o criador da série e líder da defunta Shiny Entertainment. Se não se recorda, o programador foi também fundador da Gaikai e pioneiro nos jogos em streaming, tendo vendido o negócio à Sony, dando origem ao serviço PlayStation Now. A acompanhar Tommy Tallarico e David Perry estão outros produtores como Doug TenNapel, o criador original da personagem Earthworm Jim.

A Intellivision, que participou na “guerra” dos 8 bits, já apresentou a sua nova consola há alguns meses, e pretende este sábado, dia 4 de maio, fazer um stream especial, mostrando oficialmente o primeiro design da mesma, e talvez alguma demo de Earthworm Jim 3, que ainda está numa fase preliminar. Apesar de retro, a consola tem um aspeto bastante futurista, com LEDs à sua volta que iluminam de forma interativa com os jogos.

O destaque vai para os seus dois comandos wireless através de Bluetooth, com ecrã tátil a cores e um disco direcional. O comando tem force feedback, microfone, altifalante, giroscópio e acelerómetro, e ambos podem ser carregados na própria consola que serve de dockstation aos mesmos. Além disso, a Amico faz-se acompanhar de uma app que transforma até oito smartphones em simultâneo nos próprios comandos, uma decisão inteligente que vai de encontro ao PlayLink da PlayStation 4.

Cerca de 40 anos depois do lançamento da consola original, a Intellivision Amico terá um custo de 149-179 dólares e será lançado na Europa e Estados Unidos no dia 10 de outubro de 2020, uma data “redonda”: 10-10-2020. Quanto ao alinhamento de jogos, apesar de “repescar” diversos clássicos, esses terão um tratamento especial e exclusivo para a consola, e serão vendidos entre os 3 e 8 dólares, sem a adição de conteúdos pagos (DLC) ou compras in app. Estão ainda prometidos cerca de 20 clássicos pré-instalados na consola, incluindo títulos da Atari, mas na loja online da Intellivision serão adicionados novos exclusivos, como o já referido Earthworm Jim 3.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.