O vídeo em time-lapse condensa o processo de montagem de um dos elementos principais do James Webb Space Telescope, o telescópio que a NASA está a desenvolver para substituir o Hubble.

O vídeo foi criado usando mais de 160 mil imagens, mas condensado em pouco mais de 1 minuto e 20 segundos. Está disponível também uma versão mais completa para quem quiser ver com mais detalhe.

A montagem das 18 peças do espelho principal foi terminada a 3 de fevereiro deste ano, mas é apenas uma das partes do telescópio que deverá ser lançado por um foguetão Ariano 5 em 2018, a partir da Guiana Francesa.

O projeto junta em parceria a NASA, a ESA (Agência espacial europeia) e a Agência espacial canadiana. O James Webb Space Telescope (JWST) é encarado como o mais poderoso telescópio espacial alguma vez construído, podendo ajudar a estudar as diversas fases da história do universo, incluindo a formação de sistemas solares capazes de suportar vida, mas também a forma como o nosso sistema solar evoluiu.

Este telescópio deverá ser o substituto científico do Hubble Space Telescope que está há mais de 25 anos no ativo e que apesar de ter tido um começo atribulado já ajudou a descobrir muitos mistérios do Universo, com imagens que têm captado a emoção dos fãs do espaço. As que estão na galeria abaixo são apenas uma pequena amostra.