Dois nomes que gozam de fama à escala global nos dias que correm e que tiveram um passado em comum. No ano de 1989 ainda os Simpsons não existiam na televisão e já o seu criador, Matt Groening, fazia alguns trabalhos para a Apple na altura liderada por John Sculley.

As criações foram usadas numa brochura que foi distribuída em várias bibliotecas. Com o título "Quem precisa de um computador de qualquer maneira", as criações retratam vários tipos de estudantes e os seus problemas que podem ser resolvidos com a ajuda dos Mac.

Mas antes desta criação já Matt Groening tinha desenhado dois cartazes publicitários que procuravam promover o recém lançado Macintosh, sobretudo junto da população mais jovem e estudantil. O primeiro poster, Rede no Inferno, destacava o interface de point-and-click do computador que prometia uma fusão de simplicidade com maturidade e compatibilidade técnica.

Este primeiro poster terá sido concebido a troco de uma LaserWriter, uma impressora que a Apple comercializava no final da década de 80 do século XX a troco de sete mil dólares.

[caption]Matt Groening Apple[/caption]

O segundo poster representa um verdadeiro caleidoscópio de criações dentro de uma casa que está a ser projetada por uma personagem enquanto dorme. No meio do desenho, e o único apontado com linha vermelha, um computador Macintosh. A mensagem: "parte dos sonhos mais loucos de todos os estudantes".

[caption]Matt Groening Apple[/caption]

Estas criações ganham outra dimensão tendo em conta que na altura os Simpsons ainda não tinham estreado na televisão e muitas das personagens que aparecem na brochura, apresentam uma semelhança muito grande com as que hoje habitam a cidade de Springfield.

[caption]Matt Groening Apple[/caption]

[caption]Matt Groening Apple[/caption]

[caption]Matt Groening Apple[/caption]

Os restantes desenhos da brochura podem ser consultados no VintageZen que recuperou e reproduz a totalidade das criações.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.