O Curiosity registou uma ocorrência rara em Marte: um dia nublado. O rover da NASA partilhou as imagens com a agência espacial que não demorou a disponibilizá-las online.

As nuvens foram produzidas por pequenos cristais de gelo que, ao refletirem a luz do sol, geraram nuvens brilhantes.

Os cristais começaram a pairar sobre o Curiosity em janeiro deste ano e as nuvens que geraram foram já responsáveis por uma descoberta. É que de acordo com a NASA, estas nuvens estão a flutuar bastante acima da altitude normal (mais ou menos 60 quilómetros), o que aumenta a possibilidade de se tratar de nuvens de gelo seco, formadas por dióxido de carbono congelado, o que nos pode revelar ainda mais sobre o céu marciano.

A agência explica que as nuvens foram fáceis de captar graças às câmaras de navegação a preto e branco que estão instaladas no Curiosity, mas as fotografias coloridas publicadas foram registadas pela Mastcam, um aparelho fotográfico desenhado especificamente para equipar o rover.

O céu nublado é um fenómeno meteorológico raro, em Marte, uma vez que a atmosfera do planeta é bastante mais seca e fina do que a do planeta Terra.