Este artigo tem mais de 9 anos
É uma das próximas fronteiras no desenvolvimento de drones: criar máquinas que evitam obstáculos e ainda assim conseguem cumprir a viagem definida. A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa quer concretizar esta missão, mas a alta velocidade.

Operar um drone pode não ser fácil mediante as condições envolventes. Fazer com que um drone voe sozinho é um desafio ainda maior. Garantir um voo autónomo entre obstáculos é uma das etapas que está a ser desenvolvida por vários projetos de investigação. Mas a DARPA quer ir mais longe ao colocar o conceito de ‘velocidade’ nesta evolução.
A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA já está a testar um sistema de voo autónomo que pode atingir velocidades de 20 metros por segundo, o equivalente a 70 Km/H.
Num vídeo a DARPA mostra as duas etapas em momentos separados - primeiro a evitar obstáculos, depois a acelerar pela pista fazendo a leitura dos objetos.
O drone do vídeo é na realidade uma mistura de partes de diferentes drones, como explica o The Verge. Neste exercício a DARPA testou com sucesso a velocidade de ponta do equipamento, assim como as suas capacidades para reconhecer objetos e medir distâncias para os obstáculos.
"O programa Fast Lightweight Autonomy está a desenvolver uma nova classe de algorítmos que possibilitam uma navegação rápida em espaço labirínticos, escadas, corredores ou outros ambientes cheios de obstáculos sem um piloto remoto", explica a DARPA no seu site.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários