A noção de que as pessoas demasiado dedicadas aos jogos e às consolas perdem contacto com o mundo real pode não ser de todo verdadeira. A provar a ideia está a competição GT Academy promovida pela Sony Playstation e que na próxima semana vai colocar quatro gamers na prova automóvel das 24 Horas do Dubai.

"Pilotos virtuais que passam a reais" é o mote da iniciativa que este ano leva aos Emirados Árabes Unidos quatro jovens que foram campeões internacionais da competição GT Academy 2012. Em quatro meses os participantes passaram de meros jogadores de Gran Turismo 5 para a grelha de partida de uma prova automóvel mediática.

Em 2012 foram mais de 830 mil os participantes europeus que descarregaram a demo de qualificação online. Portugal foi o 7º país europeu com mais participações, 38 mil no total, número que coloca a nação das quinas no primeiro lugar de participações, tendo em conta a relação número de habitantes e participantes.

Raul Pereira, Diogo Sousa e Hugo Gonçalves foram os representantes portugueses em Silverstone, no Reino Unido. Hugo Gonçalves foi o vencedor da categoria ibérica mas não chegou para ser o representante europeu na corrida do Dubai.

"De cada vez que um novo vencedor embarcou no seu desafio das 24 Horas do Dubai, foi um orgulho e um momento de entusiasmo para todos os envolvidos na GT Academy", comentou em comunicado o criador do jogo Gran Turismo, Kazunori Yamauchi.

Os quatro jogadores-piloto, em representação da Alemanha, Rússia, restante Europa e EUA, tiveram treinos específicos iguais aos dos "verdadeiros" pilotos das competições automóveis de endurance. Condição física e psicológica, nutrição e simulação automóvel foram algumas das áreas onde os treinos foram mais dedicados.

Ficam algumas imagens da competição GT Academy 2012:

[caption]TeK GT Academy[/caption]

[caption]TeK GT Academy[/caption]

[caption]TeK GT Academy[/caption]

[caption]TeK GT Academy[/caption]


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico