A intenção da Apple, na mais recente edição do seu concurso de fotografia, foi destacar uma das grandes novidades do iPhone 13 Pro: o modo macro, uma técnica fotográfica que permite tirar fotos muito próximas, ampliando pequenos pormenores daquela cena ou objeto, que muitas vezes escapam ao olho humano.

E foi assim que, durante várias semanas, pessoas de todo o mundo enviaram as fotografias de detalhe, tiradas com seu iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max, para participarem no "Shot on iPhone Macro Challenge" da Apple. Entre eles estavam um surfista, um designer gráfico, estudantes universitários, vários engenheiros e fotógrafos profissionais, dos Estados Unidos, China, Hungria, India, Itália, Espanha, Tailândia e Argentina, que saíram vencedores.

As fotos ganhadoras são a prova de como a beleza da macrofotografia está na sua capacidade de transformar algo comum numa coisa extraordinária e de demonstrar como até os mais pequenos pormenores podem ser “enormes” e importantes.

Entre as 10 escolhidas estão imagens dedicadas à natureza, como gotas de orvalho numa teia de aranha, flocos de neve no pelo de um cachorro, uma flor de hibisco “cavernosa”, e um morango mergulhado numa bebida gasosa.

O italiano Marco Colletta foi o autor de “The cave”, a fotografia que mostra o interior de uma flor de hibisco, enquanto o argentino Guido Cassanelli foi destacado com a foto “Sea Glass”, tirada com um iPhone 13 Pro Max numa praia na Itália, onde morava no último inverno, embora normalmente viva em Barcelona, Espanha.

Entre os vencedores estão ainda quatro fotógrafos dos EUA e participantes da Hungria, Índia, Tailândia e China.

As fotografias estão a ser divulgadas pela Apple a partir do site e na conta oficial do Instagram da gigante tecnológica e também em anúncios em outdoors de várias cidades.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.