A RIM já avisou que a nova versão do sistema operativo que equipa os telemóveis BlackBerry só deverá ser lançada lá mais para o final do ano. A alteração à agenda foi comunicada em dezembro e, desde então, o "cenário" tem-se mantido mais ou menos calmo no que respeita aos habituais rumores que antecedem este tipo de novidades.

O silêncio foi porém quebrado esta semana, com o CrackBerry a avançar com aquelas que podem ser as primeiras imagens do BlackBerry SO 10, se quisermos acreditar que as fotografias apresentadas dizem, de facto, respeito ao sistema operativo em desenvolvimento.

De acordo com o blog, as imagens faziam parte de um PDF de 14 páginas com um documento interno (um briefing) preparado por uma agência de publicidade que trabalha com a RIM.

Segundo afirmam, as fotografias apresentam equipamentos atualmente comercializados com o BlackBerry OS 7 a correrem aquela que será uma versão preliminar do próximo sistema operativo da marca.

A julgar pelas imagens apresentadas (e comentários) aposta-se, com a nova versão do sistema operativo, numa maior aproximação àquele que é atualmente o design de plataformas móveis como o Windows Phone e o Android.

[caption]Fonte: CrackBerry[/caption]
Fonte: CrackBerry

As semelhanças são registadas, por exemplo, ao nível dos widgets, que finalmente deverão "invadir" o ecrã inicial do BlackBerry, e ao recurso às Live Tiles, popularizadas pela última versão do sistema operativo móvel da Microsoft.

[caption]Fonte: CrackBerry[/caption]
Fonte: CrackBerry

O novo sistema operativo para os smartphones BlackBerry toma como base o usado no tablet da marca, o PlayBook, acrescenta o blog, procedendo a algumas alterações ao interface do utilizador com vista a adaptá-lo à experiência de utilização de um smartphone.

[caption]Fonte: CrackBerry[/caption]
Fonte: CrackBerry

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.