Pela terceira vez este ano a luz da Lua vai ser ocultada pela sombra da Terra, em mais um eclipse lunar total que acontece em simultâneo com o fenómeno conhecido por Lua de Sangue pela forma como a refração da luz confere uma cor avermelhada ao astro.
O fenómeno não vai ser visível na Europa e na maior parte do continente africano, podendo ser observado de forma mais completa na Ásia, Austrália e no continente americano a 4 de abril, sábado.
Segundo dados partilhados pela NASA, o eclipse total vai durar apenas 5 minutos, embora o eclipse parcial se estenda ao longo de mais de 3 horas.
O eclipse de sábado é um de uma sequência de quatro que ocorrem este ano, uma Tetrade que é relativamente rara e que só deve acontecer oito vezes neste século.
O próximo eclipse lunar será visível em Portugal a 28 de setembro, e é o último deste ano.
O fenómeno deste sábado, no fim de semana em que se celebra a Páscoa, com a sintonia com a Lua de Sangue, está a gerar alguma preocupação entre algumas comunidades religiosas. A Lua Vermelha é referida na Bíblia como um sinal de que algum fenómeno importante vai acontecer.
Também na Índia alguns templos vão fechar provisoriamente no sábado devido ao eclipse lunar e à Lua de Sangue.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Novo Toyota bZ4X: A atualização profunda que muda (quase) tudo no modelo elétrico japonês -
Site do dia
Mantenha o histórico de navegação sempre limpo com a extensão Click&Clean -
App do dia
Não perca os momentos mais importantes das reuniões. A nova app da Krisp tira notas por si -
How to TEK
Como utilizar a voz para controlar o Windows 11 e ditar texto no computador?
Comentários