Pela terceira vez este ano a luz da Lua vai ser ocultada pela sombra da Terra, em mais um eclipse lunar total que acontece em simultâneo com o fenómeno conhecido por Lua de Sangue pela forma como a refração da luz confere uma cor avermelhada ao astro.

O fenómeno não vai ser visível na Europa e na maior parte do continente africano, podendo ser observado de forma mais completa na Ásia, Austrália e no continente americano a 4 de abril, sábado.

Segundo dados partilhados pela NASA, o eclipse total vai durar apenas 5 minutos, embora o eclipse parcial se estenda ao longo de mais de 3 horas.

O eclipse de sábado é um de uma sequência de quatro que ocorrem este ano, uma Tetrade que é relativamente rara e que só deve acontecer oito vezes neste século.

O próximo eclipse lunar será visível em Portugal a 28 de setembro, e é o último deste ano.

O fenómeno deste sábado, no fim de semana em que se celebra a Páscoa, com a sintonia com a Lua de Sangue, está a gerar alguma preocupação entre algumas comunidades religiosas. A Lua Vermelha é referida na Bíblia como um sinal de que algum fenómeno importante vai acontecer.

Também na Índia alguns templos vão fechar provisoriamente no sábado devido ao eclipse lunar e à Lua de Sangue.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico