Um sistema de iluminação por lâmpadas micro-tubulares HCFL (Hot Cathode Fluorescent Lamp) é o segredo por detrás do comportamento ecológico do novo televisor LCD Bravia WE5 da Sony. Este modelo recebeu o rótulo Eco Flower, utilizado pela Comissão Europeia para certificar produtos ecológicos e que cumprem os critérios de avaliação ecológicos e de desempenho.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Para além do sistema de iluminação, que reduz em 50% o consumo de energia, para os 100 Watts por hora quando a maioria dos LCDs gastam 200 Watts, o novo modelo tem outras características que ajudam os utilizadores a reduzir o desperdício de electricidade.

Uma delas é o sensor de presença inteligente que detecta se está alguém na sala e, se não houver movimento, pode desligar a imagem. Este sensor detecta movimento e calor num rai de 3 metros de distância e num ângulo de 80 graus em relação ao ecrã.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Caso o espectador saia da sala o sensor detecta que não há movimento e desliga a imagem, deixando apenas o som activo, mas também este é desligado caso a ausência se prolongue. Logo que entra alguém no ângulo do sensor de movimento o televisor retoma a operação normal.

Este sistema tem vantagens (ou desvantagens) em situações em que o espectador adormece à frente do televisor, que se irá desligar mas que sentirá, por exemplo, a presença do animal doméstico para se ligar de novo.

A Sony estreou também neste modelo um sistema que corta a corrente quando se desliga o televisor, reduzindo a zero o consumo de energia sem ser necessário desligar a ficha eléctrica, ao contrário de outros aparelhos que mantêm um consumo residual.

A poupança estende-se ao papel usado nos manuais, que são drasticamente reduzidos. Neste caso há apenas um manual em papel básico e um manual de instruções digital que pode ser consultado no ecrã, evitando a impressão dos habituais "calhamaços" que são entregues aos clientes em várias línguas europeias.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Para além das características ecológicas a Sony não descurou a qualidade de imagem e performance deste modelo. Com um painel LCD Full HD 1080p de 40 polegadas o WE5 conta com o novo BRAVIA ENGINE 3 que limpa, filtra e optimiza os dados de imagem, de forma a reduzir o ruído ao mesmo tempo que melhora o contraste e a gama de cores.

A tecnologia MotionFlow 100Hz reduz ainda a desfocagem da imagem e duplica a frequência de fotogramas apresentada, com melhor performance em cenas rápidas de desportos e acção.

O Bravia WE5 já está disponível em branco e custa 1.500 euros. O modelo em preto só estará à venda no próximo mês.