Tal como outras empresas a Asus está à procura do modelo ideal para o mercado dos tablets, que junte o entretenimento e a produtividade e seja um concorrente à altura do actual líder, o iPad da Apple.

Esta semana a empresa fez sensação com a apresentação de um conceito híbrido, o PadFone, que por enquanto não passa de um conceito sem implementação prática. Mas há outros formatos que acrescentam valor a um tablet e o Eee Pad Transformer é um dos principais candidatos.

[caption]Eee Pad Transformer[/caption]

O modelo vai chegar às lojas portuguesas a 15 de Junho, depois de já ter sido lançado noutros países, e a diferenciação faz-se pela junção fácil do ecrã a um teclado que tem funcionalidades acrescidas à simples introdução de dados, podendo até recarregar a bateria do tablet e esticando-a a 16 horas de duração.

Diferente do ACER Iconia W500 de que o TeK já falou o encaixe não se suporta apenas em dois pinos e na porta USB, sendo enquadrado numa "pega" que oferece maior robustez.

[caption]Eee Pad Transformer[/caption]

Apesar deste "artilhamento", quando fechado com o teclado o conjunto é perfeito, já que a espessura do acessório é idêntica à do Tablet.

[caption]Eee Pad Transformer[/caption]

E aberto torna-se difícil distinguir o Eee Pad Transformer de um normal notebook, ou netbook, dado o tamanho do ecrã de 10,1 polegadas.

[caption]Eee Pad Transformer[/caption]

Por dentro o novo tablet da Asus tem um processador Nvidia Tegra 2, 1 GB de memória e armazenamento de 16 ou 32 GBytes, conforme o modelo. As câmaras fotográficas têm sensores de 5 Megapixels (na traseira) e 1,2 megapixels (na câmara frontal) e pode ainda contar com GPS, Giróscópio, Bússola.

A conectividade é apenas Wi-fi, embora esteja prevista uma versão 3G, que não tem ainda data marcada para chegar às lojas.

Embora venha de fábrica pré instalado com o sistema operativo Honeycomb 3.0 da Google, a actualização para a versão 3.1 fica logo disponível nos alertas de actualização, assim como o download do Flash, que deve ser feito a partir do Android Market.

A utilização do processador da NVidia garante o acesso a algumas aplicações (sobretudo jogos) optimizadas para maior definição de imagem, mas a ASUS tem também várias aplicações exclusivas para os utilizadores, entre os quais o MyCloud, MyDesktop e @Vibe. Estas permitem o acesso a armazenamento de dados na Web, ligação remota ao desktop do PC do trabalho ou de casa e ligação a uma biblioteca de rádios, músicas e eBooks. Para a área da produtividade a empresa preparou ainda o Polani, que permite visualizar e editar documentos de Word, Excell e PowerPoint no tablet.

Como já tínhamos dito o Eee Pad Transformer chega às loja a 15 de Junho, mas antes disso o TeK conta poder testá-lo "a sério" depois da curta experiência na conferência de imprensa de hoje.

Os preços de venda a público são de 399 euros para o modelo de 16 GBytes e de 499 para o de 32 GBytes. A versão de 16 GBytes combinada com o teclado (eStation) custa também 499 euros, mas se quiser comprar o teclado à parte tem de pagar 149 euros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.