Foi oficialmente lançado em Fevereiro de 2007, começando por ser emitido na ilha do Faial, nos Açores, e só depois chegando a Portugal Continental, mas hoje anda na carteira de muitos portugueses.

O projeto para o "Bilhete de Identidade de nova geração" foi apresentado com a promessa de facilitar a vida ao cidadão, juntando cartão de contribuinte, cartão de Segurança Social, cartão de saúde, identificação e possibilidade de transações eletrónicas num só documento. E assim foi.

Ao mesmo tempo, o Cartão de Cidadão acabou por ser um dos elementos mais marcantes na política de modernização da Administração Pública instituída nos últimos anos, já que ao substituir os vários títulos veio introduzir um novo paradigma de simplicidade e racionalidade na relação com o Estado.

A segurança foi também uma das principais mais-valias do novo documento que inclui um chip e dois certificados digitais que garantem um acesso às bases de dados de cada uma das instituições de forma completamente independente e permitem a utilização de serviços online com assinatura digital.

Além de servir como documento de identificação, hoje o Cartão de Cidadão pode ser usado para enviar atos oficiais para publicação no Diário da República, para aceder ao Portal das Finanças e à Segurança Social Directa ou mesmo para criar uma empresa.

[caption][/caption]

Especial 16º aniversário SAPO: No 16º aniversário do SAPO os parabéns são para quem faz o futuro acontecer. Nas próximas semanas vamos destacar algumas das empresas, pessoas e projetos das áreas de Tecnologias e Ciência que souberam com o seu talento, criatividade e empreendedorismo destacar o que de melhor se faz em Portugal. Acompanhe as histórias e envie também as suas sugestões para o email geral@tek.sapo.pt.

Veja também o Mural que o SAPO está a construir com a colaboração da redação e de vários parceiros.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.