
Há vinte anos, a 20 de novembro de 1998, partia do cosmódromo de Baikonur o módulo russo Zarya que representaria o primeiro passo para o início daquilo que é hoje a Estação Espacial Internacional, ou ISS na sua sigla em inglês, como é mais comummente conhecida.
Desde essa altura, constitui-se como a janela com a vista mais privilegiada sobre o planeta Terra e não há quem não se deslumbre com as fotos que já permitiu tirar. E foram muitos milhares.
Algumas delas, mais precisamente 21.375, foram tiradas pelo astronauta da Agência Espacial Europeia Alexander Gerst e serviram de base àquele que é apresentado como maior video em time lapse de sempre feito a partir do espaço, e que serve para assinalar as duas décadas de aniversário da Estação.
São perto de 15 minutos que o transportam desde a Tunísia por Pequim e pela Austrália, em duas viagens de volta ao mundo. Pode situar a instalação espacial olhando para o mapa apresentado no canto superior direito e para as legendas que vão surgindo no próprio vídeo, acerca dos locais de passagem.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários