
A Estação Espacial Internacional enviou com sucesso um vídeo para a Terra usando como forma de transferência um raio laser. O formato de transferência de dados, que chegou a atingir picos de 50Mbps, esteve em ação durante 148 segundos, tempo durante o qual enviou várias vezes um vídeo intitulado de “Hello World”.
O ficheiro, em alta definição, chegou a ser transferido em apenas 3,5 segundos, quando usando as tecnologias tradicionais podia ter demorado cerca de 10 minutos para atingir o mesmo resultado.
O processo não foi no entanto simples. Como explica a NASA em comunicado, a ISS está a milhares de quilómetros de distância e move-se a uma velocidade média de 28 mil Km/h. Quer isto dizer que manter o feixe de comunicação constante é uma tarefa difícil. Para isso é preciso que na Terra se envie um primeiro sinal, para que os astronautas possam fixar o local e prosseguir com a transmissão de dados.
O projeto Optical Payload for Lasercomm Science tem como objetivo maior criar um modo de transmissão de dados mais rápido e fidedigno entre a Terra e elementos que estejam fora do planeta – como satélites por exemplo.
O OPALS chegou à Estação Espacial Internacional em abril, quando o último módulo do SpaceX Dragon foi reabastecer o local, e vai agora ter uma missão de 90 dias.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários