É mais um projeto que ensaia soluções de transporte pessoais para as cidades do futuro, por via aérea, neste caso através de um veículo Ar.Drone associado a um sistema de Inteligência Artificial desenvolvido no MIT.


O estudante do Departamento de Inteligência Artificial do MIT, Peng Yu, criou um sistema integrado de controlo para veículos aéreos citadinos, que permite comandar o veículo a partir de teclados convencionais, tablets, gestos e com comandos de voz, associando todas estas características a programas de automatismo "inteligentes". Os veículos a usar, na sua dimensão normal, poderão transportar entre duas a quatro pessoas.


Num vídeo divulgado pelo site Engadget, Yu demonstra o funcionamento do sistema numa espécie de cidade recriada à escala, usando um sensor Kinect adaptado para permitir o controlo do Ar.Drone.





De acordo com a mesma fonte, o sistema agora desenvolvido no departamento de Inteligência Artificial do MIT tem nos comandos de voz uma das suas principais componentes. Em termos práticos, os passageiros poderão "negociar" com o veículo o destino, o tempo previsto para a viagem e as escalas a fazer durante o percurso.


Segundo Peng Yu, o sistema demonstrado contempla as adaptações automáticas de percurso necessárias para fazer face a tempestades e outro tipo de agentes atmosféricos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi corrigida uma gralha.