A Core Design foi o estúdio que criou Tomb Raider, uma das séries mais conhecidas da indústria dos videojogos, que nos apresentou a heroína Lara Croft. Ao longo dos anos, sucederam-se diversos títulos, mas o estúdio foi perdendo o fôlego e a sua editora, a Eidos (agora como parte da Square Enix) acabou por retirar a série das suas mãos e entregar à Crystal Dynamics.

O certo é que antes de fechar portas, depois do desastre que foi o capítulo The Angel of Darkness, a Core Design encontrava-se a trabalhar em Tomb Raider: 10th Anniversary Edition para a portátil da Sony, a PSP. Tratava-se do remake do primeiro título e apesar de quase finalizado, o jogo acabou por ser cancelado. E o título comemorativo acabaria por ser produzido pela Crystal Dynamics e lançado em 2007 com o nome Tomb Raider: Anniversary.

Mas o que foi feito do jogo para a PSP? O projeto cancelado acabou por ser redesenhado para uma aventura do famoso arqueólogo Indiana Jones, universo que obviamente serviu de inspiração às aventuras de Lara Croft. Esse projeto também nunca seria lançado e a Core Design fecharia portas em 2010, perdendo-se assim essa aventura.

Felizmente, o website “arqueológico” Internet Archive conseguiu recuperar o que resta do jogo, enviado por um ex-produtor da Core Design, que todos podem experimentar. Trata-se de um verdadeiro tesouro arqueológico para os fãs da saga de Lara Croft. Mas não é fácil correr esta build, sendo necessário correr as instruções à risca, disponibilizadas pelo portal Tomb of Ash, e instalar as atualizações que, entretanto, a comunidade já começou a produzir para melhorar a experiência.

A instalação tem que ser feita na unidade C: e todos os erros de DLL podem ser corrigidos com a instalação do Visual Studio. É também necessário um comando para jogar, porque para já o teclado ainda não é suportado.

Esta versão do jogo não tem inimigos, apenas permite explorar os cenários, trepar e saltar, assim como nadar na água, em locais como Peru, Grécia e a mansão Croft Manor.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.