A Agência Espacial Europeia (ESA na sigla em inglês) já escolheu o local do cometa 67P onde parte da sonda Rosetta se vai fixar: chamam-lhe o “sítio J”. O nome não é suficientemente apelativo para a importância que vai ter na história da exploração espacial, por isso a organização europeia quer a ajuda de todos os internautas.



O que a ESA está a fazer é um concurso: está à procura do melhor nome para dar ao local de afixação do módulo Philae da sonda Rosetta. Só há apenas duas regras a cumprir – o nome dado não pode ser o de uma pessoa e é preciso acompanhar o “batismo” de uma curta descrição que justifique esse nome.



Caso a sua sugestão seja a selecionada, “ganha” a oportunidade de assistir à missão junto dos investigadores da ESA e no centro de controlo da entidade localizado na Alemanha.



As propostas devem ser submetidas neste link até às 23 horas de amanhã, 22 de outubro. O vencedor será conhecido no dia 2 de novembro, dez dias antes da realização da operação de afixação.



A sonda Rosetta já é considerada como uma das missões mais ambiciosas de sempre. Depois de uma perseguição de dez anos, o satélite artificial conseguiu atingir a órbita do cometa 67P, tendo ficado agarrado pela sua gravidade.

[caption]67P by Rosetta[/caption]

O módulo Philae, que vai afixar-se à superfície do cometa, terá como missão fazer uma extensa recolha de dados. À medida que o corpo celeste se aproxima do Sol, mais partículas vão sendo libertadas, um fenómeno que é rico em informação para os investigadores na Terra.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.