Ironicamente baptizada de "Area 404" - aludindo à identificação numérica do erro que todos os cibernautas temem e que surge quando uma página web não foi encontrada, mas que pode também ser um trocadilho com o nome da afamada e misteriosa Área 51 – a nova área está instalada em Menlo Park, na Califórnia, e não falta maquinaria pesada e de tecnologia de ponta.

É aqui que a empresa que gere a maior rede social do mundo pretende desenvolver óculos de realidade virtual, drones emissores de Wi-Fi e câmaras que filmam em 360 graus, aprofundando a sua presença na esfera da tecnologia do futuro.

Parte do edifício da sede do Facebook, a Area 404 começou a ser construída em dezembro de 2015 e sublinha a missão a que se entregou o seu CEO Mark Zuckerberg, que pretende tornar o mundo um sítio mais conectado, disseminando acesso à Internet pelos quatro cantos da Terra, mesmo nas regiões mais pobres.

Os equipamentos de realidade virtual Oculus Rift, drones movidos a energia solar como o já estreado Aquila e as câmaras Surround 360 são alguns dos produtos a ser desenvolvidos nestas novas instalações.

A Area 404 tem mais de 50 estações de trabalho e, de acordo com o próprio Facebook, é composta por duas áreas principais: uma dedicada à engenharia eléctrica e a outra ao desenvolvimento de protótipos. O espaço será partilhado pelas equipas de conectividade, infraestruturas e VR da tecnológica californiana.

“Estamos a trabalhar para tornar o mundo mais aberto e conectado”, explica uma nota do Facebook no seu website, acrescentando que isso passará pela criação de equipamentos cada vez mais inteligentes e pelo desenvolvimento de experiências cada vez mais imersivas e de sistemas que tornam o mundo cada vez mais conectado.