A palavra-chave é reinvenção, defendeu Mark Zuckerberg numa entrevista ao programa de televisão 60 Minutos, durante o qual apresentou o novo interface do Facebook para o perfil de utilizadores.

Apesar do criador do site mais popular de redes sociais na Internet ter garantido que o novo design só estaria online hoje, ainda ontem foi comunicada a novidade aos utilizadores, e muitos apressaram-se a fazer o upgrade dos seus perfis.

Esta área não era actualizada desde Fevereiro do ano passado, recebendo agora mudanças para aumentar a facilidade de acesso a informação sobre os amigos, o que fazem e onde estão.

A vista geral conta agora com um sumário rápido sobre o utilizador, onde se pode definir informação sobre o local onde vive, onde trabalha e os seus interesses. Uma das mudanças mais radicais é a alteração da localização para acesso ao Mural e Informação, que estão agora colocados na barra lateral esquerda, por baixo da foto de perfil, em vez de figurarem no topo da página.

[caption]facebook novo perfil[/caption]

A partilha de experiências é também simplificada, com a colecção das fotografias onde o utilizador foi identificado (tagged). A ideia é que seja dada uma imagem mais completa da forma como passa o tempo, os projectos de lazer ou trabalho e as actividades e experiências preferidas.

[caption]facebook interesses[/caption]

A nova página quer ainda garantir formas de aprofundar a partilha de interesses entre a rede de amigos, seja o gosto pelo cinema, desporto ou mesmo as pessoas e projectos inspiradores.

Os interesses aparecem agora como imagens, bastando arrastá-los para dar prioridade aos favoritos.

[caption]facebook interesses[/caption]

As ligações aos amigos e a forma de relacionamento, dentro de redes de família, amigos de trabalho, colegas da escola, são agora mais fáceis de identificar.

[caption]facebook relacionamentos[/caption]

Quem optar pelo upgrade manual para o novo perfil pode contar com uma "viagem" explicativa, que segue passo a passo as novidades introduzidas, explicando as mudanças a realizar. As alterações deverão ser aplicadas a todos os utilizadores do serviço ao longo das próximas semanas.

Pode também ver o vídeo que demonstra as mudanças realizadas, antes de se decidir (ou não) pela actualização do seu perfil.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.