A Fundação Mozilla tem estado a trabalhar na adaptação do Firefox ao conceito de tablet PC. Rever as dimensões dos elementos do browser e a forma de apresentar informação são os elementos-chave, de uma tarefa que teve agora as primeiras imagens reveladas.
No blog, a equipa de desenvolvimento do Mozilla Mobile explica que a versão do browser para tablets é uma evolução da versão móvel, que pretende introduzir novidades, mas mantendo alguma proximidade à imagem e opções de design que tradicionalmente caracterizam o produto. Entre eles o botão que permite recuar ou a forma dos separadores.
[caption]
[/caption]
Entre as opções que se mantêm contínua também presente nesta versão otimizada para tablets a barra de menus que facilita o acesso ao histórico, aos marcadores e à atividade do utilizador no desktop.
[caption]
[/caption]
Já alguns "acertos" que a equipa de desenvolvimento se viu obrigada a fazer na versão móvel do browser, para tornar tão limpo quanto possível o interface de utilizador e aproveitar ao máximo o espaço reduzido dos ecrãs móveis, não seguem para a versão tablet.
Assim, elementos arredados da versão móvel voltam ao browser, como acontece com alguns separadores. Na posição horizontal (modo paisagem) o browser - em modo tablet - abusa da barra lateral à esquerda, para ajudar o utilizador a navegar mais rapidamente entre páginas. Na vertical a barra converte-se num menu arrumado no topo do ecrã para devolver espaço de navegação ao ecrã.
[caption]
[/caption]
[caption]
[/caption]
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
Pocket Play: Ayaneo mostra um novo vislumbre do seu primeiro smartphone de gaming -
Site do dia
Tabliss traz mais opções de personalização a cada novo separador que abre no browser -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários