A cidade de Sydney será uma das primeiras a dar as boas vindas a 2024. Este ano, o réveillon na capital australiana terá novidades com inteligência artificial que vão acompanhar o tradicional espetáculo com fogo de artifício.

Entre as atividades previstas para a celebração de fim de ano está um espetáculo de luzes e projeção de imagens geradas através de IA nos pilares do Porto de Sydney, que será sincronizado com o fogo de artifício ao tocarem as 12 badaladas.

Em declarações à imprensa local, Joseph Pole, diretor artístico do projeto, indica que entre as imagens preparadas há animações espaciais e com corpos celestes, além de caleidoscópios de neon.

A par da projeção de imagens, o espetáculo principal com fogo de artifício terá uma duração de cerca de 12 minutos. É certo que nem todos podemos dar um “pulinho” à capital australiana, mas o momento será transmitido online.

As alternativas ao fogo de artifício têm vindo a ganhar popularidade, veja-se por exemplo, o caso das celebrações deste ano do Dia da Independência nos Estados Unidos.  Tendo em conta preocupações com poluição e incêndios florestais, várias cidades norte-americanas apostaram em espetáculos com centenas de drones, que iluminaram os céus.  

Clique nas imagens para ver com mais detalhes