No próximo dia 8 de abril às 21h45 (hora de Lisboa) o foguetão da SpaceX inicia a viagem, a partir do Cabo Canaveral, na Flórida. Vai levar mantimentos para os astronautas e material essencial para as experiências que estes pretendem realizar a bordo.

A empresa também anunciou que vai voltar a tentar a aterragem de um foguetão no mar, sobre uma plataforma flutuante. A SpaceX já fez várias tentativas do género, mas nunca foi bem-sucedida. O objetivo é reutilizar os foguetões que são enviados para a AEI, mas a única aterragem do género bem-sucedida aconteceu em Terra firma no último mês de dezembro.  

Também vai transportar o BEAM - Bigelow Expandable Activity Module, um módulo insuflável que a NASA quer acoplar à EEI e que vai estender o espaço disponível para os astronautas se movimentarem.

A última missão de reabastecimento da SpaceX correu mal e o foguetão que deveria levar carga aos astronautas desintegrou-se cerca de dois minutos após o lançamento. Desde então a empresa já fez três lançamentos de teste, todos bem-sucedidos. Antes somava sete missões bem-sucedidas.

No vídeo em baixo pode ver ou rever o momento da explosão do foguetão da SpaceX na sua última missão à Estação Espacial Internacional.

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.