França tem estado em alerta por causa dos drones. Pouco tempo depois do atentado ao jornal satírico Charlie Hebdo registaram-se inúmeras ocorrências de drones que estariam a sobrevoar pontos estratégicos franceses, como centrais nucleares. Os casos colocaram as autoridades em sobressalto.

Mas a situação está a mudar e a favor de quem procura saber quem são os drones e quem os opera. Isto porque uma empresa francesa, a ECA Group, desenvolveu um drone que caça-drones e o seus pilotos.

O drone IT180 quando deteta uma outra aeronave não tripulada consegue rapidamente ficar no seu alcance e fazer uma triangulação para detetar onde está o operador. Se estiver num raio de 700 metros, então em menos de um minuto será feita uma identificação do infrator.

Isto porque o drone capta uma fotografia do operador e envia informação de posicionamento para a polícia, para que as autoridades possam fazer uma detenção em flagrante delito, recolhendo de imediato o material que está a ser usado na operação do voo.

Como escreve o ECA Group em comunicado, a polícia francesa já usou o "drone anti-drones" em duas situações reais e ficou muito satisfeita com os resultados conseguidos.

Em Portugal continua a ser preparada uma legislação adequada para o uso de aeronaves não tripuladas (UAV na sigla em inglês) em diferentes contextos, seja ele profissional ou simplesmente amador.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico