Todos os anos o Facebook organiza uma hackathon onde os seus funcionários podem dar azo à imaginação e à criatividade. Mas na edição deste ano a Nintendo surge como a parceira “surpresa”. Isto porque um dos objetivos deste ano será colocar os colaboradores da rede social a desenvolverem níveis para o jogo Super Mario Maker.

O título da Nintendo, exclusivo da consola Wii U, é um jogo criativo e de comunidade. Na prática permite aos jogadores criarem os seus próprios níveis tendo por base o design de referência de Super Mario Bros. ou Super Mario Bros. Wii U, por exemplo.

Os jogadores têm no GamePad da consola um conjunto de elementos que podem ir colocando ao longo do nível, inimigos e outros objetos interativos - como os famosos cogumelos de crescimento.

Os níveis criados pelos colaboradores do Facebook vão depois ser avaliados por um júri constituído por funcionários da rede social e por elementos da Nintendo. O projeto vencedor será disponibilizado oficialmente a todos os jogadores quando o jogo chegar ao mercado a 11 de setembro, data em que se celebra o 30º aniversário do lançamento de Super Mario Bros..

A hackaton vai acontecer nos dias 28 e 29 de julho, com a Nintendo a fazer uma cobertura especial do acontecimento nas redes sociais. Está ainda prometido um documentário sobre a iniciativa, mas apenas numa fase posterior.