Depois de Super Mario Maker 2 ter desafiado os fãs do famoso canalizador a criar níveis para o jogo, a Nintendo fez um upgrade às suas ferramentas criativas e revela Game Builder Garage. Qualquer pessoa poderá criar e partilhar o seu próprio videojogo para a Switch através do novo software que vai chegar à Nintendo eShop a partir do dia 11 de junho.

No Game Builder Garage vai poder ligar criaturas coloridas chamadas Nodon, que servirão para aprender a criar jogos através de aulas guiadas que abrangem noções básicas de programação. E a Nintendo refere que não será necessária qualquer experiência prévia para poder começar a trabalhar com as ferramentas.

A Nintendo explica que o software contém dezenas de Nodon, cada um com uma função específica, e que podem ser ligados de diferentes formas para aprender a criar os jogos. Por exemplo, poderá criar e mover uma personagem semelhante a um humano com um manípulo analógico simplesmente ligando um Nodon Stick a um Nodon Person.

Dessa forma, os utilizadores vão aprender as noções básicas de programação de jogos com ações e reações de uma forma que se espera divertida e intuitiva, o que lhe permitirá criar uma enorme variedade de tipos de jogos. Desde jogos de plataformas de deslocação lateral a corridas de carros, passando por destruição de extraterrestres, entre tudo aquilo que os utilizadores imaginarem, tal como Dreams permitiu aos jogadores criarem níveis e jogos para a PlayStation 4.

A Nintendo salienta que as aulas foram criadas para serem divertidas, cativantes e ideais para pessoas com todo o tipo de experiência, ou mesmo sem ela. Os chamados “pontos de controlo” permitem aos jogadores testar os seus conhecimentos que foram adquiridos, resolvendo puzzles ou finalizando tarefas. Tem ainda um modo Free Programming onde pode investir o conhecimento e as suas ideias para criar projetos. Tal como Mario Maker, com um simples botão pode alternar entre o modo de criação e o de experimentação, para que teste em tempo real o que acabou de fazer.

Já para aqueles que não têm muito jeito para a produção, o Game Builder Garage permite trocar e fazer o download de jogos com amigos e familiares. Os jogos que descarregar podem ser editados no modo Free Programming para analisar como foram feitos e aprender novos truques e técnicas.

O Game Builder Garage chega no dia 11 de junho à Switch por 29,99 euros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.