Antecipando a Gamescom, a maior feira europeia dedicada ao gaming, a conferência Opening Night Live mostrou durante duas horas os grandes lançamentos até ao final do ano, mas também para 2024. O evento apresentado por Geoff Keighley não foi, assumidamente, focado na revelação de novos títulos, embora com espaço para surpresas, mas sim mostrar os diversos jogos que eram conhecidos, com novos trailers ou vídeos de jogabilidade.

Foram muitas as presenças em palco de representantes dos estúdios que levaram os jogos para Colónia, na Alemanha. Um dos convidados foi Zack Snyder, o cineasta conhecido pelo seu trabalho com os super-heróis da DC, mas também de outros universos cinematográficos. Desta vez apresentou Rebel Moon, um filme em duas partes exclusivo da Netflix, com a primeira parte prevista para o Natal. Foi confirmado que está a ser produzido um videojogo que vai estar ligado ao filme, dando continuidade às aventuras dos rebeldes protagonistas.

Veja na galeria imagens dos jogos apresentados na Gamescom:

Muitos fãs esperavam ver mais de alguns títulos aguardados para os próximos meses e não ficaram desiludidos com um longo gameplay de Call of Duty: Modern Warfare III, de Alan Wake 2, Assassin’s Creed Mirage, Armored Core 6: Fires of Rubicon e claro, Starfield, um dos mais aguardados do ano que vai chegar ao Game Pass da Xbox no dia 6 de setembro. Este foi, aliás, o jogo de abertura do evento, que teve direito a uma performance do premiado compositor Ino Zur, responsável pela banda sonora “espacial” do jogo e com o diretor Todd Howard para falar naquele que é o primeiro universo da Bethesda em 25 anos, depois de The Elder Scrolls e Fallout.

Uma das revelações da noite foi a próxima temporada de Diablo IV, dedicado a vampiros, chamada Season of Blood. O jogo introduz um novo companheiro de aventuras, a caçadora de vampiros Erys. O seu lançamento será no dia 17 de outubro. Para os amantes de jogos de combate, Mortal Kombat 1 marcou presença, com o seu mentor Ed Boon, revelando as personagens Sindel e General Shao como personagens jogáveis. E Tekken 8, com o icónico diretor Katsuhiro Harada, revelando mais um trailer e finalmente a data de lançamento para o dia 26 de janeiro de 2024.

Também a CD Projekt RED mostrou um gameplay da primeira expansão para Cyberpunk 2077, Phantom Liberty. Este novo conteúdo chega em simultâneo com a atualização 2.0 ao jogo base, com mudanças na criação de habilidades da personagem e mecânicas frescas para a aventura. O jogo introduz um novo distrito no mapa, dezenas de missões narrativas, sistema de combate com veículos, entre outras mudanças.

Armored Core 6 Fires of Rubicon

Para os fãs de Sonic há dose dupla: Sonic Superstars vai chegar no dia 17 de outubro e vai focar-se na jogabilidade clássica de plataformas 2D, com ecrã lateral, suportando quatro jogadores em cooperativo e batalhas online. Já Sonic Frontiers vai receber a expansão gratuita The Final Horizon no final do ano.

Dustborn, produzido pela Red Thread Games e distribuído pela francesa Quantic Dream, é uma nova aventura de ação, com grande foco narrativo, passado numa versão alternativa dos Estados Unidos. Little Nightmares 3 foi anunciado, agora em produção na Supermassive Games, mostrando um novo par de personagens que vão experienciar esta aventura de terror.

O jogo de ação na terceira pessoa, Black Myth: Wukong tem sido uma das sensações dos últimos meses. O jogo baseia-se na mesma obra Journey to the West, que serviu de base a Dragon Ball. Para quem gosta de ambientes medievais, o título Warhaven promete batalhas realísticas online, 16 contra 16 jogadores, numa promessa de encontros caóticos nos combates com espadas e escudos. Nightingale também recebeu uma data de lançamento, mas apenas a 22 de fevereiro de 2024, com uma versão antecipada em outubro.

Os jogos de condução não faltaram no evento: Expeditions promete fazer as delícias dos amantes da lama, não faltando eventos de todo-o-terreno. Este título, da série Mudrunner, vai possibilitar a utilização de drones para se conseguir ver melhor em redor, assim como detetores de metais para descobrir tesouros escondidos. A Ubisoft levou também The Crew: Motorfest com um novo trailer deste sandbox de corridas todo-o-terreno.

Assassins Creed Mirage

Produzido por ex-membros da Blizzard, Stormgate é considerado um sucessor espiritual de Starcraft, um jogo de estratégia em tempo real que será free-to-play. Age of Empires IV: Anniversary Edition ficou disponível na noite do evento, uma versão que adiciona suporte a comando, assim como um tutorial para jogadores da Xbox que se estreiam na série de estratégia. Homeworld 3 é o novo capítulo de uma antiga saga de estratégia de ficção científica, mostrado pela primeira vez durante a conferência.

Os jogos de estratégia estiveram mesmo em peso na Gamescom, ou não fosse a Alemanha um dos principais mercados consumidores do género. Warhammer: Age of Sigmar: Realms of Ruin é inspirado no famoso universo da Games Workshop. Ara History Untold é um city builder em mais uma viagem ao longo da História da humanidade, que vai estar disponível no Game Pass.

Killing Floor 3 foi outra das novidades anunciadas, prometendo ação na primeira pessoa com muita violência. O trailer mostra uma fábrica de monstros que vão enfrentar o protagonista. Fort Solis, jogo indie narrativo, com o ator Troy Baker, teve direito a trailer de lançamento, no mesmo dia em que chega às lojas. Lords of the Fallen, sequela/reboot de um dos clones de Dark Souls continua a mostrar a sua história através de novo trailer. Zenless Zone Zero promete ser um divertido jogo de combate, com um aspeto cel shading. Payday 3 e Delta Force são novos títulos que também foram mostrados no evento.

Homeworld 3

Madragora é um novo jogo de plataformas de ação, com elementos de metroidvania e soulslike, numa perspetiva de scroll lateral 2D. OS jogadores vão poder controlar diferentes classes de personagens, entre guerreiros e magos, por exemplo. Alternativa a Diablo IV e Path of Exile, The Last Epoch apresentou novos conteúdos.