A partir de hoje o Google disponibiliza no seu serviço Maps as primeiras imagens subaquáticas registadas com tecnologia Street View, com base numa parceria estabelecida com o projeto Catlin Seaview Survey, que prevê o mapeamento com imagens a 360º de vários recifes e zonas dos oceanos à volta do globo.


[caption]google Maps subaquático[/caption]

As imagens já disponíveis abrangem a Grande Barreira de Coral na Austrália, os recifes de coral ao largo da Ilha Apo, nas Filipinas, bem como a zona da Cratera Molokini, no Havaii.


[caption]Google Maps subaquático[/caption]

Todas estas zonas podem agora ser "visitadas" através de uma navegação convencional com o Stree View, que começa em terra e permite "mergulhar" nas respetivas águas, mostrando cenários dominados pelo azul, pelos corais e respetiva fauna subaquática.


[caption]Google Maps subaquático[/caption]

Para obter as imagens agora disponíveis, as equipas do Catlin Seaview Survey usaram uma câmara especial para registos subaquáticos, denominada Seaview SVII.


Tal como os modelos usados em terra para a tecnologia Street View, esta câmara regista imagens num ângulo de 360º a cada três segundos, deslocando-se a uma velocidade na ordem dos 4 Km por hora. As fotos são depois automaticamente unidas, resultando no tipo de visualização a que o utilizador já se habituou.


[caption]Google Maps - subaquático[/caption]

As novas visualizações subaquáticas podem ser obtidas diretamente através da aplicação ou do site Google Maps, ou visitando diretamente as páginas das coleções de imagens em modo Street View, que permitem a pesquisa por tema, zona geográfica ou tags.


Com o novo serviço a Google disponibilizou também um vídeo de apresentação do projeto, onde podemos ver momentos do processo de captação das imagens subaquáticas.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.