A velocidade de resposta do sistema operativo e das respetivas aplicações é um dos debates que tem acompanhado a evolução dos sistemas operativos móveis e respetivos equipamentos. Enquanto o iOS e o Windows Phone têm fama de serem rápidos, já no Android por vezes apenas os equipamentos de gama alta parecem ter estaleca para acompanhar a concorrência.

Agora a Google mostra como testa a questão da latência de software no Android: usando um robot. A tecnológica norte-americana mede diversos parâmetros como resposta ao toque e resposta ao arrastamento de uma página, para tentar encontrar a melhor fórmula entre software e hardware:

O equipamento chama-se TouchBot e serve para testar tanto smartphones e tablets Android, como computadores com Chrome OS.

Numa publicação no Google+ a tecnológica norte-americana revela ainda que este é um projeto em código aberto e ao qual os programadores se podem juntar. Se apenas quiser ter ideia de como está a “saúde” do seu Android ao nível de fluídez pode fazer alguns dos testes no seu próprio dispositivo visitando a seguinte página: Crostouchlatency.appspot.com.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.