O vírus "Here you have", que se propaga através de mensagens de email e tem dado que falar devido à sua rápida disseminação, foi criado por um grupo de resistência iraquiana com base em Espanha, avança a Panda.

Em comunicado à imprensa, a empresa de segurança explica que foi divulgado um vídeo no YouTube em que a autoria do ataque informático é reivindicado pelo grupo "Resistência do Iraque - Líder do grupo Tarek Bin Ziad", com a publicação a ser feita a partir do perfil de um jovem de 26 anos localizado em Espanha.

O vídeo mostra uma imagem estática de um mapa da Andaluzia, em Espanha, juntamente com um emblema que se presume ser do grupo.

A mensagem veiculada afirma que o worm foi criado e distribuído principalmente para atingir os Estados Unidos, por dois motivos: comemorar o 11 de Setembro e exigir o respeito pelo Islão - fazendo referência à ameaça do pastor Terry Jones de queimar o Corão.

De acordo com informações divulgadas também pela imprensa internacional, o worm, identificado pela primeira vez há cerca de um mês, infectou várias multinacionais e organizações, entre as quais se contam a NASA, a Coca-Cola ou a Disney, por exemplo.

O director técnico do Panda Labs, Luis Corrons, adiantou ainda que os sinais parecem mostrar que o grupo pode ser residente em Espanha, "não só por causa das informações apresentadas através do YouTube, mas também por causa de certos aspectos do código do próprio vírus".

"Existe também a ligação entre o nome do grupo e o general berbere que liderou a conquista de Al-Andalus", acrescenta o responsável, estabelecendo um paralelismo entre o nome do grupo e o do comandante berbere Tariq ibn Ziyad (falecido em 720), que liderou a invasão muçulmana da Península Ibérica no século VIII.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.