E se o mercado dos veículos supersónicos estiver primeiro destinado para o transporte de mercadorias? É este o pensamento que está por trás da Hyperloop Technologies, uma empresa que surgiu recentemente e que quer dar vida ao conceito de veículo rápido pensado por Elon Musk.

Não é a primeira empresa a querer pegar no conceito e a torná-lo real - a JumpStartFund (HTT) também está interessada neste mercado. E não se sabe ainda se o próprio CEO da Tesla Motors e da SpaceX vai querer algum dia desenvolver o sistema.

Para já são empresas externas quem estão a pegar no conceito e a Hyperloop Technologies já terá assegurado quase nove milhões de dólares em investimento, havendo planos para conseguir mais 80 milhões até ao final de 2015.

O forte investimento pode estar relacionado com o facto de a empresa querer desenvolver em primeiro lugar um veículo supersónico para o transporte de mercadorias. Assim seria possível fazer atravessar um contentar de um lado ao outro dos EUA em apenas algumas horas.

Recorda-se que o Hyperloop é um sistema de transporte que utiliza túneis em vácuo, sendo o meio de transporte um tubo, ou cápsula, onde são transportados os passageiros. Como não existe fricção, é possível atingir velocidades superiores a 1.285 Km/H.

O elemento que está a liderar a Hyperloop Technologies é um antigo membro da SpaceX e na sua equipa de desenvolvimento estão vários engenheiros que trabalharam na transportadora aeroespacial. Do conselho de administração fazem parte investidores da Uber e o diretor executivo do Yammer.

De acordo com o Financial Times, o presidente dos EUA já terá sido inclusive informado dos planos de construção da empresa.

Nota de redação: Corrigida uma gralha no texto por indicação dos leitores. Foi também corrigido o penúltimo parágrafo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.