O FingerReader é um anel inteligente que reconhece texto impresso e o converte em audio. Assim basta alguém colocar o wearable no indicador, seguir as linhas do texto e consumir o livro ao estilo “audiobook em direto”. O equipamento desenvolvido pelo MIT tem como principal missão ajudar pessoas cegas e com dificuldades visuais a terem acesso aos mesmos livros que as restantes pessoas.



Uma dúvida que pode surgir aos leitores é como é que um pessoa invisual consegue seguir as linhas de um texto se não tem noção das mesmas sem o recurso a relevos, como o braille? A resposta é: através de diferentes tipos de vibração o anel consegue conduzir o dedo do utilizador pelo livro.



Uma vibração específica avisa quando está no início de uma linha, outra vibração avisa quando chegou ao fim e outras vibrações avisam quando é preciso subir o dedo ou baixá-lo para ser feita a leitura da linha certa.



Através da incorporação de uma pequena câmara o FingerReader sabe sempre qual a ordem certa do texto – com base no que já foi lido e com base no que ainda falta ler. O seguinte vídeo dá um exemplo de como será o funcionamento do equipamento.





O FingerReader é para já um protótipo e ainda não existem previsões de quando pode ficar disponível em modo “consumo”.



O equipamento precisa de estar ligado a um telemóvel ou a um computador para funcionar na plenitude, como explica o Mashable. A publicação diz ainda que o FingerReader pode ser usado como equipamento de tradução em futuras versões.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico