Se esbarrar com um slogan deste género “confortável à noite e descansado durante o dia” é bem possível que esteja a ouvir ou a ver um anúncio da fabricante espanhola de colchões Durmet, a empresa que se considera a única fabricante nesta área capaz de oferecer descanso durante 24 horas.

O sistema criado pela fabricante, e que é mostrado e explicado neste vídeo, chama-se Lover Detection System e é aplicado num colchão a que a marca chamou Smarttress. Recorre a 24 sensores, que se arrumam em seis colunas e em quatro filas dispostas ao longo do colchão na zona das molas.

Na estrutura também há um módulo de comunicação que se liga a uma bateria instalado na zona da cabeceira. O módulo tem uma autonomia de cerca de uma semana e pode ser recarregado através de uma ligação USB.

Com o hardware a funcionar em pleno, o resto do trabalho fica a cargo de um algoritmo, que analisa a informação recebida sempre que há movimento em cima da cama, para tentar perceber se é caso para fazer soar alarmes.

Se for esse o caso, o dono (a) do colchão recebe um alerta numa aplicação para telemóvel, onde pode analisar vários detalhes em relação ao movimento registado pelos sensores, como sejam a intensidade do movimento, ou a duração.