A HMD é mais uma das empresas a aproveitar a CES 2025, que está a decorrer em Las Vegas, para apresentar uma novidade: o primeiro produto da marca para o segmento de comunicações de rede não terrestres, o HMD Offgrid. O dispositivo promete e juntar o melhor da conectividade celular e por satélite, numa solução com um preço acessível, para quem precisar de se manter ligado mesmo nas zonas mais remotas.

A marca explica que com este novo produto quer “assegurar que a ligação humana continua a ser possível, independentemente do local do planeta” onde quem precisa de a usar se encontre. E lembra que 70% da massa terrestre está fora do alcance das redes móveis, um número particularmente importante sobretudo para questões de segurança e proteção.

O dispositivo liga-se ao serviço Overwatch x Rescue, que segundo a empresa facilita 10.000 salvamentos todos os anos, junto de 940 agências de busca e salvamento, mesmo sem um smartphone por perto. Para ativar a funcionalidade de SOS basta premir o botão com a palavra e o pedido é enviado usando uma rede de satélite.

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Foi pensado para acompanhar aventureiros em diferentes cenários e construído à prova de cenários desafiantes. Tem certificação IP68, o que significa que é resistente a poeiras e a mergulhos, até três metros de profundidade. Conta também com uma certificação para durabilidade de nível militar MIL-STD-810H. Pesa 60 gramas e tem uma bateria que pode durar até três dias.

O Offgrid chega em janeiro aos Estados Unidos, Europa, Austrália e Nova Zelândia, com dois planos de subscrição possíveis, ambos com acesso ao serviço SOS e mensagens de texto. Em opção, o utilizador pode acrescentar funcionalidades de live tracking. Qualquer um dos planos tem uma subscrição mínima de 12 meses.

Tem suporte para ligações satélite na banda L e permite a qualquer utilizador Android ou iOS “ligar-se diretamente a serviços de satélite, mesmo nos ambientes mais desafiantes do mundo”, garante a marca. Custa 199 dólares. A disponibilidade para a Europa foi anunciada, mas para já só estão disponíveis preços em libras: 169 libras (204 euros).

Os planos de subscrição têm um custo anual de 139,99 dólares e 79,99 dólares. Os serviços de live tracking acrescem ao valor 4,99 dólares e há ainda um custo de ativação do serviço, a partir de 9,9 dólares.