Hogwarts Legacy era um dos jogos mais aguardados dos últimos anos, sobretudo pelos fãs da saga de livros e filmes de Harry Potter, da escritora J.K. Rowling. A Warner Bros., através do seu estúdio Avalanche Software, decidiu explorar não as aventuras do conhecido feiticeiro, mas sim todo o mistério da própria escola, o castelo de Hogwarts, muito antes dos eventos que assistimos na saga principal.

O resultado é um RPG baseado em mundo aberto, que dá a oportunidade de os jogadores criarem a sua própria personagem e explorar cada recanto do castelo, mas também nas suas áreas circundantes, incluindo a vila de feiticeiros Hogsmeade, onde constroem a varinha mágica e compram as vassouras voadoras, que também pode fazer no jogo. Aliás, na criação da personagem, depois de editar o seu aspeto visual, vai participar na tradicional cerimónia da escolha da casa, colocando na cabeça o “Sorting Hat”, que lhe faz perguntas e sugere uma das quatro fações: Gryffindor, Slytherin, Ravenclaw ou Hufflepuff, que o jogador pode aceitar ou mudar.

A diferença, além das vestimentas da classe e acesso às respetivas áreas comuns, também terá algumas interações especiais com personagens e aceder a missões especificas. O jogo oferece dezenas de quests oferecidas por professores e alunos de Hogwarts, assim como os habitantes das aldeias. Há mini-jogos, corridas de vassouras e outras atividades para descobrir no gigantesco mapa do jogo.

Veja na galeria imagens do jogo:

O castelo tem todos os elementos visuais presentes nos filmes, os fantasmas a voar, os quadros a reagirem ao jogador e diversas áreas secretas para descobrir. Obviamente que as diferentes disciplinas estão presentes, desde a defesa contra as artes mágicas, biologia, astrologia ou criar novas poções, resultam em novos feitiços que a personagem vai aprendendo.

Os feitiços são utilizados para interagir com os elementos do cenário. O Aparecium revela passagens secretas, objetos invisíveis ou mensagens escritas. O Alohomora abre cadeados, o Accio conjura objetos ou o famoso Wingardium Leviosa que faz os itens flutuar. Todos os puzzles e mecânicas estão focadas nas magias que o feiticeiro vai aprendendo ao longo da aventura.

Os combates são, claro, baseados em duelos de varinhas mágicas, num sistema que se espera divertido e intenso. Os inimigos acionam escudos de uma cor, que só podem ser destruídos com um feitiço no mesmo tom, resultando num festival pirotécnico com muitas faíscas coloridas. Há também monstros para enfrentar, mas também criaturas mágicas que pode salvar, capturando-as com a famosa mala presente nos filmes "Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los".

Mas se vai à procura do famoso jogo Quidditch, em que equipas de feiticeiros voa freneticamente atrás da Snitch, a famosa bola com asas, para pontuar, no jogo apenas está presente o estádio. É possível explorar as paisagens a voar de vassoura, ou mesmo montado em outras criaturas, mas o Quidditch foi cancelado, justo no ano em que a personagem se apresenta na escola (já no quinto ano). Pode no entanto participar em corridas contrarrelógio montado na vassoura.

Apesar de ser apenas lançado hoje oficialmente, os jogadores que compraram a versão digital especial tiveram acesso antecipadamente ao jogo em três dias. E o sucesso foi tal que já é o título baseado em história narrativa com mais visualizações em simultâneo na Twitch. Segundo o Streams Charts, registou um pico de 1,27 milhões, superando os 1,14 milhões de Cyberpunk 2077 e os 909,8 mil de Elden Ring. Um número surpreendente para um título que ainda não tinha sido lançado oficialmente.

hogwarts Legacy stream charts

A crítica especializada já o aponta como o primeiro candidato a jogo do ano, sendo atualmente um dos títulos mais vendidos em Portugal, segundo dados do KuantoKusta. E ainda falta lançar as versões PS 4 e Xbox One, no dia 4 de abril e para a Nintendo Switch que só chega no dia 25 de julho. O comparador diz que entre 9 de janeiro e 6 de fevereiro, a procura do jogo subiu acima dos 2.000%. Apensa a versão PC de Football Manager 2023 supera Hogwarts Legacy. Na Switch, a procura da pré-compra da versão Switch subiu 2.860% no mesmo período.