A Hewlett-Packard revelou oficialmente a versão 1.0 do Open webOS, uma versão em código aberto do "moribundo" webOS. Com o novo sistema operativo a marca pretende atrair um maior número de programadores, um feito que a plataforma anterior não foi capaz.

A empresa norte-americana apresentou a nova versão num HP all-in-one Touchsmart, na tentativa de provar que a recente plataforma pode ser adaptada a vários sistemas operativos e dispositivos. Com navegador de Internet e aplicação nativa de correio eletrónico, o Open webOS pode ser transposto para qualquer máquina com a ajuda de um emulador Open Embedded.

Um grupo de programadores dedicados ao sistema operativo móvel da HP já conseguiu exportar a nova plataforma para um smartphone Galaxy Nexus e para um tablet Asus Transformer Prime.

[caption]Asus Transformer Prime[/caption]

A HP pretende que o Open webOS sirva tanto os propósitos dos programadores como os de algumas empresas. Mas também já avisou que o tablet Touchpad e os smartphones Pre3 e Veer não terão um suporte oficial para o novo sistema operativo.

É a própria empresa quem chama a atenção para as falhas que ainda existem na primeira versão do projeto open source: falta de suporte a Bluetooth, interface de utilizador ainda lenta e incapacidade de reproduzir conteúdos multimédia.

O Open WebOS 1.0 é o culminar de nove meses de reestruturação de um sistema operativo no qual muitos viram potencial mas que nunca chegou a obter o sucesso comercial desejado. A empresa norte-americana já tinha disponibilizado duas versões beta do sistema operativo em setembro de 2012.

Os mais curiosos podem experimentar a nova plataforma através de um emulador ou podem ver o vídeo de apresentação do Open webOS 1.0, que reproduzimos abaixo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico