O futuro dos automóveis elétricos pode passar pelo carregamento wireless, tal como já vemos em pequenos equipamentos como smartphones ou smartwatches. A Hyundai revelou recentemente um novo automóvel elétrico, o Genesis GV60, mas anunciou também uma opção de carregamento sem fios nos Estados Unidos, fruto de uma parceria com a empresa Witricity.

Veja na galeria imagens do Hyundai Genesis GV60:

O sistema promete ser um “game changer” no que diz respeito ao carregamento dos veículos, pois este poderá ser alimentado enquanto está estacionado em cima de um tapete especial, sem precisar ligar qualquer cabo elétrico. A BMW foi a primeira a oferecer um sistema de carregamento wireless, mas era híbrido. O Genesis será o primeiro a utilizar exclusivamente um sistema de carregamento por indução de energia, ainda que seja uma funcionalidade opcional.

Além de ser wireless, o sistema permite um carregamento total em seis horas, contra as 10 horas das estações públicas ou domésticas. O veículo pertence à linha de luxo da Hyundai e vai ser lançado na Coreia do Sul no final do ano e nos Estados Unidos em 2022, sendo este o primeiro território que vai estrear o sistema.

Veja a explicação da tecnologia pela Witricity:

Segundo o Mashable, este veículo utiliza a mesma plataforma de baterias da sua nova linha de veículos, por isso à partida todos os modelos da fabricante poderão eventualmente ser compatíveis com a tecnologia de carregamento wireless. A Hyundai estima que a bateria do seu novo veículo tenha uma autonomia para cerca de 435 quilómetros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.