Continuam desaparecidas cerca de 160 pessoas, vítimas das inundações repentinas no Texas. A população junta-se às equipas de resgate para tentar salvar o máximo de pessoas, tendo-se contabilizado mais de 100 mortes (entre elas 20 crianças) desde que começaram a cair as águas na sexta-feira de manhã. Em apenas 45 minutos, as cheias causadas pela chuva intensa fizeram subir o rio Guadalupe em cerca de oito metros.
As imagens de satélite da Maxar mostram algumas das regiões mais afetadas, comparando o antes e depois das cheias, incluindo a região de Texas Hill Country, onde se encontra o rio Guadalupe. A chuva afetou Kerr County, a maior cidade de Kerrville, localizada a 160 quilómetros a oeste de Austin e a 104 quilómetros noroeste de Santo António, contribuindo para o maior número de mortes.
Veja na galeria imagens do antes e depois da inundação
Na região conhecida como Camp Mystic foram registadas 27 vítimas, entre elas um grupo de campistas femininas cristãs, presentes num evento privado num acampamento de verão localizado nas bermas do rio Guadalupe.
Outro local focado pelas imagens chama-se Ingram Dam, uma barragem localizada no rio Guadalupe, a oeste de Kerrville. Foi impossível à barragem segurar as águas, devastando todas as árvores da zona. Também em Hunt, as árvores não sobreviveram à força das águas do rio. Quando a inundação acalmou, apenas ficaram as pedras e destroços causados pela destruição das cheias.
O olhar atento do satélite Maxar registou também os veículos das forças de emergência, estacionados nos locais afetados junto ao rio Guadalupe inundado, captadas esta terça-feira, dia 8 de julho. Ao fim destes últimos dias, as autoridades dos Estados Unidos acionaram todos os meios de resgate, como drones militares, helicópteros e centenas de unidades operacionais.
Em destaque
-
Multimédia
Novo Volvo EX60 promete 810 km de autonomia e vai conversar consigo através do Gemini -
App do dia
ClickUp: Uma plataforma que promete substituir todas as ferramentas de produtividade -
Site do dia
Quer mostrar por onde andou nas últimas férias? Trip Replay transforma viagens em vídeos -
How to TEK
Onde encontrar os ficheiros descarregados no iPhone ou smartphone Android?
Comentários