(Actualizada) O Internet Explorer 8 está disponível para download desde as 16 Horas (de Portugal) e apresenta pela primeira vez uma versão em português em simultâneo com o lançamento internacional. A equipa do TeK já instalou o novo browser da Microsoft e mostra-lhe os primeiros ecrãs com menus na língua de Camões, ainda sem grande preocupação de uma análise "à séria".

Se não quer passar pelo download de 16 megabytes, 10 minutos de execução da aplicação, um reinício do computador e a configuração do browser, veja aqui a nova imagem do IE 8 e das principais funcionalidades.

Depois de instalada a aplicação e reiniciado o computador, quando abrir o Internet Explorer é recebido por um ecrã de Boas vindas que dá início a uma sequência de configuração.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Esta configuração é só de 3 ecrãs se escolher o modo rápido.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Entre as funcionalidades mais realçadas pela Microsoft no novo browser estão os Accelerators, ou Aceleradores em português, que permitem saltar e forma mais fácil para aplicações web based. Esta funcionalidade pode ser configurada pelas empresas mas alguns aceleradores vêm já pré-definidos com o browser.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Pode ver o menu em mais detalhe.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A segurança é outra das grandes bandeiras, com a definição de filtros e de opções de privacidade.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O IE8 tem também uma opção de navegação InPrivate, que abre uma nova janela e não regista informação de navegação, cookies, ficheiros de Internet temporários, histórico e outros dados. As barras de ferramentas e as extensões estão também desactivadas por predefinição neste modo que é assinalado por um botão localizado antes da barra do endereço URL.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Embora a Microsoft afaste os receios de compatibilidade, que têm sido referidos profusamente na imprensa e que apontam a possibilidade de algumas páginas não abrirem no IE8 e de aplicações baseadas em web não funcionarem, a nova versão do browser tem um botão de compatibilidade que pode ser usado em casos de emergência para ver a página com o look IE7.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Este botão está localizado no fim da caixa do URL, mas pode também ser obtido através dos menus do IE.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Depois deste primeiro "aperitivo" do IE 8, o TeK promete voltar ao tema nos próximos dias.

Nota da Redacção: [2009-03-20 11:58] A notícia foi actualizada com uma imagem mais detalhada do menu onde se encontra a informação sobre os Aceleradores e ainda uma nova imagem que demonstra a navegação InPrivate.

Fátima Caçador

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.