Os tatuadores automáticos podem a médio prazo tornar-se uma realidade, isto sabendo que através da transformação de uma impressora 3D um grupo de entusiastas conseguiu criar uma máquina que faz tatuagens.

Antoine Goupille foi a cobaia do sistema que ajudou a desenvolver. Juntamente com outras pessoas, modificou uma impressora 3D de tal forma que ela transformou-se num robô de tatuagens. O hack foi feito durante um evento organizado pelo Ministério da Cultura francês.

Uma MakerBot foi o ponto de partida e numa primeira fase da experiência o braço de impressão tinha na extremidade uma caneta. Mas o conceito viria a evoluir com a implementação de uma pistola de tatuagens.

O desenho foi produzido num computador, transmitindo depois a informação à impressora sobre o que deveria desenhar.

O resultado? Um pequeno círculo desenhado no braço. Mas o importante aqui não é o resultado final, mas antes a forma como foi conseguido e o que pode implicar. Todo o processo de criação da tatuagem foi acompanhado por tatuadores profissionais.

Como relata o CNet, ainda existe um longo caminho até que o conceito de tatuadores robóticos possa ser implementado. Tomando o exemplo do sistema criado por Antoine Goupille: não existe tanto preocupação com a saúde visto que a pele não é constantemente limpa e o robô faz a tatuagem toda de uma vez, não dando margem para descanso.

Para os que se acham capazes de produzir o mesmo resultado, todos os passos estão descritos no site Instructables.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico