Os estúdios de animação criam cada vez mais os seus personagens recorrendo a imagens geradas por computador, conferindo-lhes diferentes modos de andar, um elemento que ajuda a conferir-lhes uma personalidade própria, mais acentuada. Agora os mesmos movimentos estão a ser estudados para que possam ser aplicados à robótica, com o objetivo de criar robots andantes.

Investigadores e engenheiros da Disney Research e os do Robotics Institute da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, desenvolveram um robot bípede que anda e move-se de acordo com a personagem digital que foi desenhada pelos criativos da empresa.

O coautor da pesquisa, Katsu Yamane afirmou que os investigadores focaram-se no andar do robot porque “andar é onde a física importa mais". "Se conseguirmos encontrar uma maneira de fazer a parte de baixo do trabalho, nós podemos usar o mesmo processo para a parte superior do corpo”, defende o elemento, citado pelo Slashgear.

Recriar o andar das personagens não foi no entanto uma tarefa fácil, como pode ver no vídeo a seguir. Dos vários obstáculos apresentados, o constrangimento físico das pernas robóticas foi um deles. A equipa teve de criar as pernas de modo a que combinassem com o modo específico de andar da personagem em questão.

“Desenvolver robots que encarnam personagens de animação no mundo real é altamente procurado na indústria do entretenimento porque tais robots permitiriam que as pessoas interagissem fisicamente com os personagens que apenas viram em filmes ou na televisão”, pode-se ler no estudo da Disney Research.

Esta tecnologia pode depois ser aplicada de diversas formas. Conhecendo a lista de personagens icónicas que os estúdios já criaram e têm ainda em desenvolvimento, seria possível usar a robótica para criar uma nova relação com o grande público. Já se imaginou a marchar ao lado dos sete anões da Branca de Neve? Ou a confraternizar com uma réplica do macaco do Aladino?

Posto este cenário, esta unidade de investigação pode transformar-se numa autêntica "mina" de dinheiro para a empresa.

A não esquecer que a Disney é atual detentora dos direitos de Star Wars. Com a nova leva de personagens derivadas do novo filme da saga, o Despertar da Força, a empresa pode estar já a preparar o mercado para novos que os novos elementos - tal como aconteceu com o mais recente robot que vai entrar no novo filme.