O iPhone 5s é o equipamento mais bem posicionado da Apple na análise dos investigadores finlandeses, mas é a grande ausência do top 10 dos aparelhos com ligações mais rápidas, ocupando a 13ª posição. Na análise aos smartphones com melhor desempenho no que diz respeito às velocidades atingidas com Internet móvel, 4G ou 3G, o dispositivo com melhores resultados é o LG G2.

Estes são, por ordem, os smartphones que atingiram as melhores velocidades de débito. Navegue na lista para descobrir se o seu está entre os 25 primeiros.

Rapidamente se percebe que a Samsung apresenta um domínio claro entre os 25 melhores. Nas dez primeiras posições a tecnológica sul-coreana coloca seis terminais. A Nokia arrecada duas posições, enquanto a Sony consegue intrometer-se com a ajuda do tablet Xperia Z.

O domínio da Samsung também é facilmente justificado pela grande variedade de equipamentos que a fabricante coloca no mercado. Mas se é das que mais aposta, é também com naturalidade que neste tipo de análises recolha parte dos louros.

Os investigadores da universidade finlandesa de Aalto criaram uma lista com os 150 smartphones com melhores resultados, num total de 1.300 dispositivos analisados. A lista completa pode ser consultada aqui.

Para a compilação de dados os responsáveis pelo estudo tiveram em conta mais de dois milhões de medições feitas através de uma aplicação de registo de velocidade de Internet e que dá pelo nome de NetRadar.

Em comunicado os investigadores alertam para o facto de existirem condicionantes no estudo. Os resultados que constam na tabela correspondem à média dos cinco melhores resultados conseguidos em cada terminal, isto tendo em conta várias centenas de análises recebidas.

A investigação não está livre de contestação já que como os próprios autores admitem, na hora de se verificar a qualidade de uma ligação existem vários factores que condicionam a medição, tal como estar dentro de um edifício, congestionamento da rede do operador e limitação do dispositivo.

Uma ideia que os académicos finlandeses defendem é que muitas das vezes os resultados abaixo do esperado no que diz respeito às velocidades de Internet no telemóvel estão ligados a limitação de hardware do que das operadoras.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.